Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (1º/1) na Câmara araçatubense, tomaram posse os 15 vereadores eleitos para a 18ª legislatura (2021-2024), o prefeito reeleito Dilador Borges (PSDB) e a vice-prefeita Edna Flor (Cidadania).
Ao contrário de cerimônias de posse anteriores e por causa da pandemia de Covid-19, a Câmara promoveu um formato diferente de sessão solene, com regras rígidas de acesso ao prédio.
Não foi permitida a presença de público e somente tiveram acesso à Casa legislativa os políticos eleitos, alguns familiares dos eleitos, os servidores necessários para o evento e a imprensa previamente credenciada.
Composição
A composição da nova Câmara para a 18ª legislatura ficou assim: Arlindo Araújo (MDB); Arnaldinho (Cidadania); Boatto (MDB); Coronel Guimarães (PSL); Cristina Munhoz (PSL); Dr. Alceu (PSDB); Dr. Jaime (PSDB); Dunga (DEM); Gilberto Batata Mantovani (PL); Evandro Molina (PP); Lucas Zanatta (PV); Maurício Bem Estar (PP); Nelsinho Bombeiro (PV); Regininha (Avante) e Wesley da Dialogue (Podemos).
A sessão foi presidida pelo vereador Maurício Bem Estar, o mais votado nas eleições municipais de 2020.
Apenas o vereador Arlindo Araújo participou da solenidade de forma virtual. Por meio da Plataforma Zoom, acompanharam a sessão autoridades civis, militares e religiosas, secretários e outros convidados. O público interagiu e participou da sessão por meio de mensagens nos canais de transmissão da TV Câmara.
De forma online, a solenidade e os mandatos receberam as bênçãos de dois líderes religiosos: o bispo Vitor Rezenti Posse, da Igreja do Evangelho Quadrangular, e o padre Orivaldo Pereira Filho, chanceler da Cúria Diocesana de Araçatuba e pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus da Lapa.
Nova vinheta
A TV Câmara exibiu, pela primeira vez, a nova vinheta de abertura das sessões ordinárias, extraordinárias e audiências públicas que será usada a partir de 2021. A sessão ainda exibiu um vídeo elaborado pelos repórteres legislativos da Casa e editado por técnicos da TV Câmara com uma breve biografia dos parlamentares.
Pronunciamentos
Após assinarem o livro de posse, a maioria dos parlamentares usou a palavra. O vereador Lucas Zanatta agradeceu aos familiares. “Quero agradecer minha esposa, meu pai e minha mãe e a todos que me ajudaram por essa reeleição. Teremos uma grande responsabilidade de fiscalização”, declarou.
“Quero assumir o meu compromisso com a população e dizer que o poder que a política nos dá é para atuar em função do povo”, disse Dr. Jaime.
O vereador Nelsinho Bombeiro agradeceu a Deus e aos familiares. “Nunca tinha pensado em ser político e vejo que fazer política é fazer o bem comum”, afirmou.
“Saí do bairro Juçara e espero que seja harmônica a relação do Legislativo com o Executivo”, disse o Coronel Guimarães.
“A eleição deste mandato é histórico, pois os jovens e a periferia por muito tempo não tiveram um espaço nesta Casa. Vamos dialogar com todos os bairros”, destacou Wesley da Dialogue.
O vereador Boatto enfatizou a conquista de uma cadeira na Câmara. “É dia de expressar a minha gratidão aos meus eleitores. É um momento ímpar e agradeço a todo o legado deixado por meu pai”.
“Quero parabenizar todos os vereadores eleitos. Como diz São Tomás de Aquino, o sentimento que mais agrada a Deus é a gratidão”, afirmou Dr. Alceu.
A vereadora Regininha agradeceu a oportunidade de ocupar uma cadeira na Câmara de Araçatuba. “Vamos fazer a diferença. A minha bandeira se chama Araçatuba”, disse.
“É um momento de agradecer a Deus, a toda a família e população de Araçatuba. Sabemos que hoje comemoramos o Dia Mundial da Paz e que a paz esteja nesta Casa”, desejou o vereador Arnaldinho.
“A minha família é a base. Estou aqui para aprender e estar à disposição de todos para seguirmos o melhor caminho”, afirmou Evandro Molina.
“É um momento de bastante felicidade para mim. Foi um ano difícil com a pandemia e agradeço pelo quarto mandato que vou exercer na Câmara”, disse o vereador Gilberto Batata Mantovani.
“Quero agradecer a todos que caminharam comigo, a maioria há 28 anos”, destacou Dunga.
“Esse mandato é de todos os animais abandonados na cidade”, disse Cristina Munhoz.