A equipe de alunos da Universidade Concordia, de Montreal (Canadá), foi a vencedora do Melhor Projeto de Software da iGEM (Competição Internacional de Máquinas Geneticamente Modificadas). O time campeão tem como colaborador o docente dos Cursos de Engenharias do Unisalesiano, Prof. Edval Rodrigues Viveiros.
O projeto vencedor é intitulado “AstroBio 2020 e AstroYeast 2021”, que consiste em um banco de dados que compila achados da literatura sobre alterações de expressão gênica induzidas por microgravidade em leveduras, bactérias e plantas; e uma plataforma para facilitar a pesquisa experimental e aplicações de biofabricação no espaço, respectivamente.
O Prof. Edval colabora com a equipe como assessor de criação do simulador de gravidade ao longo de dois anos: 2020 e 2021, dentro do quadro de Colaborações InterLab, com a participação de mais três pesquisadores: Dr. Richard Barker, da GeneLab da NASA; Dr. Corey Nislow, da Genetic Networks LLC, da NASA; e Dr. Brandiff Caron, docente do Centro de Engenharia na Sociedade da Universidade de Columbia.
Na página da competição, a equipe da Universidade Concordia explicou que o Prof. Edval, de forma generosa, compartilhou seus projetos anteriores na área de microgravidade e discutiu importantes considerações de engenharia, compartilhando ainda dicas e lições aprendidas com seus primeiros projetos.
“Ter essa experiência é algo realmente incrível, que nos faz crescer porque temos a oportunidade de aprender muito, de perceber o quanto temos e precisamos evoluir em diversos aspectos. Mas também traz a possibilidade de mostrar aquilo que estamos desenvolvendo aqui, com nossas condições e características, o que também pode ser interessante para os demais pesquisadores, acadêmicos, docentes, instituições e empresas”, comemorou Edval.
O Coordenador dos Cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica do Unisalesiano, Prof. Nelson Hitoshi Takiy, lembrou que os trabalhos do Prof. Edval sobre microgravidade, desenvolvidos em parceria com a PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica) do Rio Grande do Sul, foram visualizados por integrantes da equipe de Concordia, através do Youtube.
“É fantástico o fato de estarmos sendo vistos, internacionalmente, por meio da premiação do trabalho da equipe do Canadá”, citou Takiy.
O Reitor do Unisalesiano, Pe. Luigi Favero, disse que este projeto com uma Universidade do Canadá revela que o Unisalesiano está crescendo em credibilidade e qualidade também em pesquisa. “Fico contente e vamos continuar neste trilho porque este é um dos segredos para a qualificação cada vez maior da nossa Universidade e também dos nossos professores e acadêmicos”, afirmou Pe. Luigi.
iGEM
A iGEM é uma competição mundial que oferece aos universitários a oportunidade de expandir os limites da biologia sintética, abordando questões cotidianas que o mundo enfrenta. A competição, que aconteceu em novembro deste ano, é promovida pela International Genetically Engineered Machine (iGEM) Foundation, de Massachusetts (EUA).