Uma denúncia levou a Polícia Militar Ambiental a apreender 10 cobras da espécime exótica corn snake na casa de um morador de Mirandópolis – cidade que fica a cerca de 70 km de Araçatuba. A ação ocorreu nesta quarta-feira (20).
Durante patrulhamento pelo município, e equipe recebeu informação de que um morador estaria criando e comercializando serpentes exóticas. O morador franqueou a entrada dos policiais, que encontraram os exemplares.
O dono dos animais informou aos policiais que adquiriu as serpentes há cerca de quatro anos, quando ainda morada em São Paulo, e que desde então se dedica na domesticação e trato por hobby e não para o comércio.
Dentre as dez cobras encontradas ali, os PMs acharam seis filhotes recém-nascidos acondicionados em recipientes individuais. Segundo o morador, tais cuidados são necessários para a sobrevivência das serpentes.
Por se tratar de infração ambiental prevista no Art. 26 da resolução SMA n° 48/14, a PM Ambiental lavrou um Auto de Infração Ambiental com penalidade de multa simples no valor de R$ 4.000,00.
As serpentes foram apreendidas e destinadas ao Centro de Conservação da Fauna Silvestre, no município de Ilha Solteira.
A espécie é comumente encontrada em florestas caducifólias, encostas rochosas e áreas agrícolas do sul dos Estados Unidos, onde predomina o clima temperado. No entanto, as corn snakes conseguem tolerar bem nosso clima tropical também.
Elas vivem, em média, de 15 a 20 anos e podem atingir até 1,5 metros de comprimento. São quase 20 classificações de cor, sendo que a maioria é encontrada na forma clássica, apresentando uma coloração alaranjada com manchas vermelhas contornadas de preto.