O ano começou chamando a atenção para os cuidados com a saúde mental e emocional na vida das pessoas. Com o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida”, o Departamento Municipal de Saúde de Guararapes, por meio do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) se dedica a fortalecer a importância sobre a Campanha Janeiro Branco, com a ideia de quebrar os preconceitos que muitas pessoas ainda têm de buscar ajuda e tratamento para os problemas emocionais e mentais.
Nesta semana, os pacientes confeccionaram os cartazes com dizeres relacionados ao Janeiro Branco que serão fixados em alguns pontos da cidade. O grupo está sendo dividido em apenas seis pacientes para que durante a Oficina de Arte não haja aglomeração em função da pandemia de Covid-19.
O CAPS, especializado em saúde mental para o tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental, grave e dependência química, é composto por uma equipe multidisciplinar que reúne psiquiatra, psicólogo, assistente social e enfermeira. O CAPS atende pessoas de todas as idades, promovendo o acolhimento, acompanhamento, oficinas e rodas de grupos.
Quando surgiu o Janeiro Branco?
O Janeiro branco é uma campanha que nasceu em 2014 por iniciativa de um grupo de psicólogos da cidade de Uberlândia (MG), que passou a abordar indivíduos na rua e a realizar palestras alertando sobre o tema.