Em menos de 10 dias do ano, Araçatuba (SP) registrou 37 acidentes com escorpiões.
De acordo com dados da prefeitura, em 2019 foram 1.058 casos, enquanto em 2020 o número subiu para 1405. Já neste ano, até sexta-feira (8), foram 37 casos de picadas envolvendo os animais.
“Temos delimitado as áreas prioritárias onde acontecem a maior quantidade de acidentes no município. Também delimitamos onde tem maior quantidade de reclamações onde encontram estes animais. A gente cruza os dados e prioriza as áreas para serem atendidas mais rapidamente. Todos os acidentes são atendidos em no máximo uma semana”, explica Talita Bragança de Oliveira, veterinária do Núcleo de Apoio a Saúde da Família.
Ainda segundo Talita, o acúmulo de entulho e lixo podem se relacionar ao surgimento de insetos como escorpiões.
“O que temos de mais eficaz hoje e é aprovado pelo ministério são as medidas de prevenção e o controle mecânico, que é a retirada dos animais antes que haja um acidente. Não deixar o local propício para que ele consiga encontrar abrigo.”
Para evitar casos de acidentes envolvendo escorpiões, é importante evitar entulhos em quintais e jardins, deixar o lixo em locais fechados, vedar frestas e buracos e examinar roupas antes de utilizá-las.