O vereador Lucas Zanatta (PV), reeleito nas eleições 2020 com 1.757 votos, pretende concorrer à presidência da Mesa Diretora da Câmara de Araçatuba.
Zanatta já deu início ao diálogo com os colegas, inclusive com pedido de votos. Seu discurso é o da independência entre os poderes Executivo e Legislativo.
Em entrevista ao Regional Press, o parlamentar citou a sua experiência na Mesa Diretora da Câmara, pois foi primeiro-secretário no período de 2017/2018.
Nos bastidores, outros parlamentares também se movimentam pela presidência. Tratam-se dos veteranos Dr. Jaime José da Silva (PSDB), que hoje exerce a liderança do governo no Legislativo, Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM) e Gilberto Batata Mantovani (PL), que pertencem à bancada do prefeito. A eleição ocorre durante especial, que é também a de posse, no dia 1º de janeiro.
O vereador mais votado nas eleições 2020, o fisioterapeuta Maurício Bem-Estar (PP), que obteve 2.285 votos, irá presidir a sessão especial de 1º de janeiro. Ele não descartou a entrada na disputa pela presidência, mas disse que irá conversar com as bases que ajudaram a elegê-lo – ele é ligado à Igreja do Evangelho Quadrangular.
O mandato do presidente da Câmara é de dois anos. No caso, o eleito permanecerá no cargo nos anos de 2021 e 2022. A ele caberá presidir as sessões, representar o Legislativo em eventos oficiais e definir os rumos da gestão da Casa, como a administração do duodécimo, que está estimado em R$ 25 milhões para o ano de 2021, conforme peça orçamentária votada recentemente pela Câmara.