O prefeito eleito de Birigui, Leandro Maffeis (PSL), e seu vice, Carlão Gallindo (PSD), divulgaram oficialmente nesta quinta-feira (26) os nomes dos dois primeiros secretários municipais que vão integrar a sua equipe de governo na Prefeitura a partir de 1º janeiro de 2021. A previsão é que outros nomes sejam anunciados nos próximos dias.
Maffeis explicou que competência e dedicação são alguns dos critérios usados na escolha dos nomes para o primeiro escalão do governo. “Estamos tendo prudência na seleção para formar uma equipe comprometida com as mudanças e o desenvolvimento que queremos para nossa cidade. Teremos um secretariado técnico e, ao mesmo tempo, experiente”, afirmou.
O primeiro nome anunciado foi o da professora Iládia Cristina Marin Amadio, que irá comandar a Secretaria Municipal da Educação. O major Octávio Vinícius da Câmara Leal Magalhães será o novo secretário de Segurança Pública.
Educação
Iládia Cristina Marin Amadio, que assumir a Educação de Birigui a partir do ano que vem, tem 47 anos e é licenciada em Pedagogia e História, com pós-graduação em Psicopedagogia. Atua há 27 anos no magistério público municipal, tendo iniciado a carreira como professora de educação infantil.
Permaneceu no exercício da docência até abril de 2013, quando assumiu o cargo de diretora de escola Profª Darcy Garcia Gavira, após aprovação em concurso público. Por dez anos prestou serviços na supervisão de ensino da Secretaria Municipal de Educação e foi coordenadora local do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa) de 2013 a 2015. Atualmente, é diretora da escola municipal Profª Nayr Borges Penteado.
Segurança
Octávio Vinícius da Câmara Leal Magalhães, que assumirá a Secretaria Municipal de Segurança, tem 48 anos e é natural de São Paulo. É major da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde trabalhou por 28 anos exercendo funções operacionais, administrativas, de ensino e treinamento.
Formado em Direito, tem ainda bacharelado e mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Possui ainda pós-graduação em Gestão de Políticas Preventivas da Violência, Direitos Humanos e Segurança Pública e especialização em Política e Estratégia, pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.
É professor do ensino superior, com ênfase em Direito Público. Já ocupou o cargo de secretário municipal de Saúde e integrou o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente da cidade de Coroados.