A Polícia Civil de São Paulo prendeu 50 pessoas durante a “Operação Luz da Infância VII”, deflagrada nesta sexta-feira (6).
A ação, que é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em 10 Estados do Brasil e em outros quatro países, tem como objetivo identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet.
No território paulista, os trabalhos foram guiados pelo Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro) para o cumprimento de 99 mandados de busca e apreensão na Capital, Grande SP e regiões de São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, Santos, Sorocaba e Piracicaba. Para isso, foram mobilizados 392 agentes e 168 viaturas.
Como resultado, além das prisões, foram apreendidos dois adolescentes e recolhidos 146 computadores e notebooks, 51 HDs, 92 pen drives, 25 cartões de memória, três máquinas fotográficas, cinco vídeo games, 1.716 mil CDs, 253 outros objetos, bem como três armas de fogo, 282 munições e porções de drogas, como maconha, cocaína e ecstasy. Todo material foi encaminhado à perícia.
Além do Estado de São Paulo, foram cumpridas ordens judiciais em Alagoas, Ceará, Goiás, Mato grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A ação também foi realizada na Argentina, Estados Unidos, Panamá e Paraguai com apoio dos agentes locais. Somado a isso, apoiou os trabalhos a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE).