Sobre Tom Zé
Tom Zé tem mais de 80 anos e uma energia criativa que não se esgota. O baiano de Irará, que participou de grandes festivais de música nos anos 1960, mas depois passou por uma injusta fase de ostracismo, continua ativo e tem muito a oferecer: canções ousadas (nas letras e musicalmente), performances de palco intensas, temas atuais e, em sua banda, músicos de alto nível.
Estudou música na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, tendo como professores Walter Smetak (compositor experimental) e Hans Joachin Koellreutter (o introdutor do dodecafonismo no Brasil). Já em São Paulo, participou do movimento Tropicalista, compondo músicas recheadas de crítica e ironia, como “2001”, parceria com Rita Lee, e “São São Paulo”, vencedora do IV Festival de MPB da TV Record, em 1968.
Na década de 1970, o público e a crítica pareciam não estar preparados para seus trabalhos muito inovadores e criativos, levando-o a uma fase de ostracismo, que durou até o final dos anos 1980, quando David Byrne, do grupo Talking Heads, o descobriu e o lançou nos Estados Unidos e na Europa. Desde então, Tom Zé voltou a ser prestigiado, tanto dentro quanto fora do Brasil, e se mantém produtivo. Seu disco mais recente é “Sem Você não A – Uma fábula alfabética de Tom Zé e Elifas Andreato”; lançado em 2017, é seu primeiro trabalho para o público infantil.
Sobre Ariane e Talita
A pianista Ariane Bego e a cantora Talita Rustichelli se apresentam juntas desde 2010. Começaram tocando em bares, restaurantes, cerimônias e eventos em geral (trabalho que ainda realizam), como a maioria dos músicos, e em 2011 fizeram o primeiro show: “Samba em Boca de Mulher”.
O projeto homenageou cantoras de samba e circulou por cidades como Araçatuba, Birigui, Guararapes, Nova Luzitânia e Lourdes, por meio de instituições como Sesc Birigui, Sesi Birigui e Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.
Ao lado dos músicos Henrique Pereira (baixo), Leandro Guimarães (trombone) e Pepa (bateria), realizaram ainda o show “Desde ‘Pelo Telefone’ – 100 anos de samba”. Em 2016, o projeto teve sua estreia, por meio do Sesc Birigui, e também foi aprovado no edital de Música do Fundo Municipal de Apoio a Cultura, da Secretaria de Cultura de Araçatuba.
Pelo show, os músicos também foram homenageados com o Troféu Odette Costa 2017. Com o Trio Correndo Atrás e convidados, Talita e Ariane realizaram em 2018 o show “Todas Nós” (no Sesc Birigui), em evento de combate a violência contra a mulher. O grande interesse e admiração da cantora pela obra de Tom Zé e a versatilidade e talento da pianista foram reunidos agora com a finalidade de celebrar o trabalho realizado pelo artista até hoje.
Instagram:
@talitarustichelli
@arianebego
Serviço:
Live “Multiplicando Tom Zé” – Com Talita Rustichelli e Ariane Bego
Dia 1º de dezembro de 2020, terça, às 19h30
Página: www.youtube.com/talitanr