Araçatuba confirmou mais uma morte por Covid-19 nesta quinta-feira (26). Trata-se de uma idosa de 77 anos que estava hospitalizada desde o dia 11 deste mês e não resistiu à gravidade do quadro clínico. Com esta, são 189 as vítimas da pandemia no município, que registrou mais nove casos positivos da infecção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas.
Agora, a cidade tem um total de 8.050 infectados, mas, destes, 7.393 estão curados. Outras 924 pessoas aguardam resultado de exames.
Nesta quinta, houve duas novas internações e uma alta médica nos hospitais de Araçatuba, que têm 28 pacientes internados, sendo 17 em leitos de enfermaria e 11 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), dos quais sete estão com respiradores.
Já o número de casos suspeitos passou de 25.073 para 25.115, 42 a mais em relação aos dados de quarta-feira (25). A maioria, no entanto, testou negativo para a doença (16.141 pacientes).
Permanecem em monitoramento ou tratamento domiciliar 1.427 pessoas que testaram positivo para Covid ou aguardam resultado de exames. Como o estado clínico delas não requer internação, devem permanecer em isolamento social em casa por um período de 14 dias para evitar a propagação do novo coronavírus. Caso o exame dê negativo, elas são liberadas o isolamento.
Endurecimento na quarentena
Com uma alta na taxa de transmissão do coronavírus e nas internações no Estado de São Paulo, o Centro de Contingência vai propor ao governador João Doria (PSDB) que volte a endurecer as medidas de isolamento social.
O grupo defende que todo o Estado volte ao estágio amarelo, que permite a abertura de estabelecimentos, mas limita o horário. Hoje, 76% dos municípios paulistas estão na chamada fase verde, que permite o funcionamento de quase todas as atividades, inclusive cinemas e teatros.
Dados da Secretaria de Saúde do Estado de quarta-feira (25) apontam que houve um aumento de 22% no número de internações em UTI em relação às duas últimas semanas.
Primeira-dama
A primeira-dama de Araçatuba, Deomerce Damasceno, 62 anos, foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed nesta quinta-feira (26). Ela está internada desde domingo (22), mas recebeu o diagnóstico de Covid-19 na terça (17).
Conforme boletim médico divulgado nesta manhã, ela foi levada à UTI para monitoramento. Até então, permanecia no isolamento, em leito de enfermaria, com quadro clínico estável.
Já o prefeito Dilador Borges (PSDB), que também contraiu o vírus e estava internado no mesmo hospital, recebeu alta médica na manhã desta quinta-feira.