Das 8h às 12h, profissionais e alunos que realizam estágio supervisionado no Hospital Veterinário ficarão responsáveis por fazer a palpação das mamas e exames citológicos de gatas e cadelas, além da punção nos animais que tiverem nódulos palpados durante o atendimento.
“Os animais que tiverem o diagnóstico positivo de câncer de mama terão o tratamento feito no Hospital Veterinário”, disse a Prof.ª Analy Mendes, que faz parte da organização desta edição. Ela lembrou que haverá entrega de bandanas para as cadelas e sorteio de brindes por conta de parceria com empresas do ramo.
Segurança
Já a Diretora do Hospital Veterinário, Prof.ª Tatiane Poló, lembrou da importância de mudar o local do evento para evitar aglomeração. Em anos anteriores, o Outubro Rosa Pet era realizado em praças públicas.
“Para garantir a segurança de nossos profissionais, alunos e dos tutores de animais, realizaremos os exames a cada meia hora, com agendamento, e higienização do ambiente entre cada atendimento”, explicou.
Na opinião da Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária do UniSalesiano, Prof.ª Sheila Cardoso, foi importante manter o Outubro Rosa Pet na agenda de eventos da Instituição por se tratar de um cuidado com os animais na prevenção do câncer de mama. “Para isso, seguiremos todas as normas de higiene e cuidados com a saúde dos envolvidos”, completou.
Neoplasia
Nas cadelas, os tumores das glândulas mamárias são as neoplasias mais frequentes, representando 50% a 70% de todos os tumores. Quando castrada antes do primeiro cio, uma cadela passa a ter menos de 1% de risco de desenvolver tumores de mama.
Nas gatas, os tumores das glândulas mamárias são o terceiro tipo mais comum de neoplasia, sendo que mais de 80% destes são malignos. A castração precoce em gatas reduz em 91% as chances de desenvolvimento de lesões mamárias.
Serviço
Os agendamentos de cadelas e gatas devem ser feitos através do telefone do Hospital Veterinário (18) 3636-5222.