A Prefeitura de Araçatuba está encurtando a distância entre o cidadão e os serviços de saúde. Nesta quinta-feira (01), um grupo de 150 agentes comunitários recebeu celulares para, além de fazer prontuário eletrônico com registro de localização dos cidadãos atendidos, também prestar informações por aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.
Segundo a secretária de Saúde de Araçatuba, Carmem Silvia Guariente, os agentes poderão enviar mensagens dos seus atendidos, como dia de visita e de consultas, e também receber fotos e relatos de pessoas doentes sobre a evolução dos tratamentos.
Quando necessário, o agente comunitário de saúde já encaminhará o material enviado pelo paciente para uma equipe de enfermeiros e médicos para que o atendimento seja feito de forma mais rápida.
“O mundo mudou e temos que mudar juntos. Nossos agentes irão à casa dos pacientes como sempre fazem, mas agora terão um canal oficial para enviar e receber informações. Isso encurtará o tempo de atendimento e melhorará o acesso do usuário ao serviço”, afirmou a secretária, que destacou que com esta facilidade os agentes terão mais tempo disponível para atender aos doentes que não têm acesso à internet.
“Vamos continuar indo de casa em casa. Ninguém ficará sem atendimento. Pelo contrário. Vamos estar mais perto e com mais agilidade e disponibilidade. Quem não tem acesso a um telefone com internet receberá mais atenção dos agentes”, afirmou Carmem.
Primeiro Passo
A entrega dos celulares foi o primeiro passo de um processo de informatização dos serviços de saúde. A Prefeitura vai instalar o prontuário eletrônico nas unidades de saúde, que será interligado a outros equipamentos, como o pronto-socorro, por exemplo.
“Vamos ter, em tempo real, todas as informações dos usuários. Não será mais necessário nem mesmo imprimir folhas e folhas, o que é bom para o meio ambiente, também”, explica a secretária.
A primeira UBS (Unidade Básica de Saúde) a receber o prontuário eletrônico será a instalada no bairro Dona Amélia.
O consultor da empresa Giga Sistema, Claudemir José da Cruz, destacou que todo o sistema que está sendo implantado atende às orientações do Ministério de Saúde, inclusivo com territorialização dos atendimentos e fornecimento do nome das pessoas atendidas e informações importantes.