O Regimento de Polícia Montada “9 de Julho” comemora 128 anos de prestação de serviço à segurança pública do Estado de São Paulo neste domingo (11).
A corporação, fundada em 1892, recebeu o nome em homenagem aos paulistas que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1932.
Atualmente sob comando do Tenente Coronel PM Reges Meira Peres, a unidade integra o Comando de Policiamento de Choque e conta com 490 policiais militares, 511 cavalos e 29 veículos entre caminhões e viaturas, para zelar pela proteção e segurança da população.
O Regimento atua na preservação e manutenção da ordem pública em todo o território estadual, em operações especiais rurais e urbanas, controle de tumultos e, principalmente, no policiamento preventivo com foco nos crimes de tráfico de drogas.
“Nesta data, comemorativa de aniversário, exalto mais uma vez a importância do policiamento montado no cenário da segurança pública. No corrente ano, realizamos 5.236 abordagens a pessoas, atendemos 105 ocorrências policiais, tiramos das ruas 81 pessoas presas em flagrante delito, 09 adolescentes apreendidos por ato infracional, 12 procurados da justiça, 12 armas de fogo e 10 kg de substância entorpecente” destaca o Ten Cel PM Reges, durante a solenidade em comemoração ao aniversário do Regimento.
Além da sede localizada no bairro da Luz, região central da Capital, existem outros 16 destacamentos de cavalaria nas cidades de Avaré, Bauru, Campinas, Taubaté, Itapetininga, Marília, Sorocaba, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São Bernardo do Campo, Mauá, Barretos, São José do Rio Preto, Santos e na Academia do Barro Branco e Parque da Água Branca.
A Cavalaria da PM também participa de missões especiais e de representatividade por meio da Escolta de Honra – em solenidades da Instituição –, efetivos de Lanceiros, Banda de Clarins, Escola de Volteio e do “Carroussel”, além do Programa Social de Equoterapia (link matéria no site) – oferecido voluntariamente às pessoas com deficiência física ou intelectual.
“Em meio à tradição e vanguarda, e alinhado às diretrizes de Comando da PMESP, o emprego do Regimento na Segurança Pública é de fundamental importância, visto as características dessa modalidade de policiamento, que apresenta particularidades de ostensividade, flexibilidade e mobilidade.”, conclui o comandante.