Passageiros do voo AD4405, da Azul Linhas Aéreas, que desembarcariam em Araçatuba na tarde desta segunda-feira (26), viveram momentos de tensão após a tripulação da aeronave ser surpreendida por rajadas de vento, ao chegar ao aeroporto Dario Guarita. O avião precisou ser arremetido pelos pilotos antes de tocar o solo e o pouso teve de ser feito em Bauru.
O jornalista Vitor Moretti, 25 anos, que estava no voo, contou que a aeronave ATR 72-600, Prefixo PR-AKA, saiu de Campinas às 13h15 e o pouso em Araçatuba estava previsto para às 14h40.
No entanto, quando o avião estava praticamente tocando o solo, os pilotos perceberam as rajadas de vento e uma nuvem de poeira muito densa, sem visibilidade alguma para pousar.
Moretti conta que percebeu a manobra quando o avião começou a se deslocar para o lado direito, onde ele estava. “Na hora que sentimos esse deslocamento, os pilotos já deram potência máxima e arremeteram”, contou.
Depois de arremeter, a aeronave balançou muito, durante cerca de dez minutos, já que teve que passar pela área de instabilidade. Alguns passageiros entraram em pânico e gritaram.
Na sequência, os pilotos explicaram que, para a segurança de todos, a aeronave preciso ser arremetida e que pousariam em Bauru.
O voo estava praticamente lotado. Os passageiros desembarcaram em Bauru às 15h20. A Azul Linhas Aéreas disponibilizou vans e micro-ônibus para o retorno até Araçatuba.
“Até então foi um voo super tranquilo. Saímos de Campinas e não tinha quase nenhuma nuvem. Eu gosto muito de aviação, mas confesso que fiquei com medo”, relatou o jornalista.
A tarde desta segunda-feira em Araçatuba foi marcada por ventos fortes e chuva. Em função do temporal, houve o registro de queda de árvores em algumas regiões da cidade, mas não há relatos de feridos.
Para a terça-feira (27), a previsão é de mais chuva, à tarde e à noite. Pela manhã, o sol aparece entre nuvens. As temperaturas vão oscilar entre os 19 e os 29 graus, segundo o Climatempo, e os ventos devem chegar aos 13 km/h.
*Nesta terça-feira (27), a Azul Linhas Aéreas emitiu uma nota sobre o ocorrido: