Nesta quarta-feira (21), completa quatro dias que o empresário César Augusto Zacarias está sem o sinal de internet em casa, em Araçatuba. Ele pediu a solução do problema para a operadora que disponibiliza o serviço, mas ainda não foi atendido. “No sábado (17) eu liguei e me informaram que houve uma falha na rede que atende o meu bairro e que enviariam um técnico até a minha casa para solucionar o problema. Só que, até agora, não obtive nenhum atendimento”, comenta.
A falta do serviço está provocando prejuízos. “Não estou conseguindo usar televisão e aplicativos. Minha esposa, que utiliza as redes sociais para divulgar seu trabalho, está sem contato com os seus clientes e o meu filho está tendo que assistir às aulas on-line na casa da avó”, lamenta. Após várias tentativas, sem sucesso, para conseguir ter o serviço normalizado, o empresário já começou a pesquisar outras empresas para trocar de operadora.
Com o período de pandemia e a necessidade do isolamento social, a internet acabou se transformando no principal canal para interação, trabalhos e estudos. O aumento na demanda pelo serviço provocou um maior registro de reclamações por problemas de conexão.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foram registradas 393.893 reclamações só no primeiro semestre de 2020. Em comparação com o mesmo período de 2019, houve um aumento de 31,8% no número de clientes que tiveram dificuldades para acessar a rede.
As reclamações também lideram o ranking de atendimentos no Procon de Araçatuba. De acordo com o diretor do órgão, Carlos Eduardo Spegiorin, esses tipos de transtornos são frequentes.
“Já há alguns anos, os serviços de internet e telefonia móvel lideram o ranking de reclamações no Procon”, comenta. Em 2020, até agora, as três principais operadoras desses serviços aparecem no topo da lista de insatisfação dos clientes. “Em primeiro lugar está a Vivo, que soma 10,42% dos atendimentos, em segundo lugar está a Claro/Net / Embratel com 7,85% das reclamações e em terceiro está a TIM com 4,81% das reclamações”, esclarece.
Vale lembrar que o cliente só registra as queixas no órgão de defesa do consumidor após ter tentando, sem êxito, a solução do problema diretamente com o prestador do serviço.
Queixas
Segundo o Procon, as principais queixas dos clientes estão relacionadas aos serviços de internet, problemas de conexões e, principalmente, sobre a velocidade que chega muito menor em relação ao que contratam.
“Hoje existem ferramentas que podem medir esses serviços. Se o consumidor constatar realmente que o sinal está chegando abaixo da quantidade contratada ele pode entrar com o pedido de abatimento no valor da fatura. Dependendo da situação, se for comprovado que o serviço não está sendo entregue conforme descrito no contrato, é possível fazer a rescisão, isentando o consumidor de multa”, esclarece.
Porém, para que o consumidor esteja assegurado dos seus direitos, ele precisa se atentar a pequenos detalhes. “Tenha sempre anotado os protocolos de atendimento e/ou ligações de solicitações dos serviços ou reclamações para comprovar que houveram tentativas de busca por soluções dos problemas”.