O Festival Literário de Birigui (Flibi) 2020 começa nesta terça-feira (13) e segue até sábado (17), para celebrar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Em sua 7ª edição, o Flibi apresenta o Programa #ConectaFlibi com atividades virtuais e gratuitas, em uma programação cultural com mesas literárias on-line, contações de histórias, clube de leitura, oficinas e criação de Bibliotecas Livre (pontos de doação de livros na cidade).
Estimular, incentivar e promover a leitura e o acesso à cultura e à informação, são os principais objetivos do Festival. As atividades são direcionadas para todas as faixas etárias, com transmissão ao vivo pelo instragram do @flbi.birigui: https://www.instagram.com/flibi.birigui/.
O Flibi é uma realização da Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, SP Leituras, SisEB, Sesc, Poiesis, Oficinas Culturais, e Editora Pindorama. A idealização e direção-geral é assinada pelo psicanalista e gestor cultural Paulo Bernardes.
Experiência #ConectaFlibi
Em tempos de emergência e calamidade pública, o Flibi – Festival Literário de Birigui se reinventa e convida a todos para ocupar espaço, em uma grande roda simbólica, formada nas redes sociais do evento. A proposta é que as pessoas tenham acesso à vida cultural e à literatura, independentemente do lugar e das condições em que estão.
Por meio do rico universo literário criado, o desejo é de que cada sujeito encontre um lugar de criatividade para repensar o momento atual em que a sociedade está vivendo e tenha condições para encontrar novas possibilidades de ampliar os sentidos da própria vida.
Como eixo curatorial, será abordado o tema “Literatura, Arte e Contemporâneo”. Será uma rica agenda, com a participação de 30 autores e agentes culturais de todo o Brasil. Os destaques do Programa Principal são as lives literárias com os(as) autores(as) Jarid Arraes, Marcelino Freitas, Micheliny Verunschk, Bel Santos Mayer, Tiago Ferro e Carlos Eduardo Pereira.
A programação do #Conectaflibi é segmentada em dois eixos: Principal e Educativo. O Programa Principal apresenta diálogos reflexivos acerca da literatura, arte e mundo contemporâneo, em 11 mesas literárias de encontro com autores e agentes culturais, transmitidas em formatos de lives pelo Instagram @flibi.birigui.
Já o Programa #EducativoFlibi, oferece clube de leitura, contação de histórias, oficinas e laboratório de experimentação artística, com foco na expressividade, autonomia e liberdade criativa dos sujeitos, com acesso pelo portal do Sesc Birigui.
Programa Principal
13/10 – terça-feira
10h: Reinvenção: a janela da alma se abriu
Lidiane A. Longo e Garcia Gonçalves
Joyce Helena Ferreira dos Santos
19h Arte, Cultura e Contemporâneo em tempos de emergência
Camila Carrari
Paulo Bernardes
14/10 – quarta-feira
10h Transitoriedade: a flama, a brasa e a cinza
João Victor Brambila
Pedro Augusto da Silva Brissi
19h Diálogos: Incentivo à Produção e Divulgação Literária
Carlos Eduardo Pereira, Micheliny Verunschk e Tiago Ferro
Mediação de Bel Santos Mayer
15/10 – quinta-feira
10h Mediação: práticas para novos tempos
Marina Uemura
Denise Zanetti
19h: Adaptação literária e contemporâneo
Giuliana Monteiro
Sandra Regina Chaves Nunes
20h30: Narrativas transversais: a arte de criar e contar histórias
Ricardo Santim
Danilo Antonio da Silva
16/10 – sexta-feira
10h: Expressão: subjetividades no limiar da palavra
Eliane Martos
Jéssica Gouvea
19h Eterno-presente: do terror à esperança
Juliana Calligaris
Rômulo Marques
17/10 – sábado
10h Conexões: territórios em aproximação
Daniel Gimenes
Deidimar Alves Brissi
19h Refúgio Literário
Jarid Arraes
Marcelino Freitas
#ConectaFlibi
Instagram: https://www.instagram.com/flibi.birigui/
Facebook: www.facebook.com/flibi.birigui