Oito candidatos a instrutor do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) passaram a semana sendo treinados em Araçatuba (SP).
Vindos de várias regiões do Estado, durante cinco dias (32 horas/aula) eles participaram do curso técnico Operação de Tratores Agrícolas com Transbordo para Cana-de-açúcar.
A parte teórica do evento ocorreu no auditório do SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, e as aulas práticas, na unidade da Nova Aralco (antiga Alcoolazul), no Córrego Azul. A empresa forneceu gratuitamente todo o equipamento mecanizado (colhedeira, trator com transbordo e vagão rodoviário).
O gestor do setor de formação profissional rural do SENAR-SP do, Jarbas Mendes da Silva, que ministrou a ação, explica que ao final da seleção (o evento serve para avaliar o grau de conhecimento dos participantes) os candidatos fizeram uma prova e aqueles que forem aprovados estarão presentes em um treinamento metodológico, que será realizado até o final do ano.
“Somente depois desse novo treinamento é que esses profissionais estarão aptos para serem instrutores do SENAR”, comenta Silva.
Demanda sucroalcooleira
De acordo com o executivo da entidade, a busca por mais instrutores é necessária por causa do aumento na demanda por operadores. “As empresas sucroalcooleiras estão procurando essa mão-de-obra, e solicitaram ao SENAR-SP mais cursos de capacitação – entre elas, a Nova Aralco, a quem fazemos questão de agradecer pela cessão dos equipamentos. Para isso, precisamos de mais instrutores”, diz o gestor.
O curso destinado à formação de operadores de tratores agrícolas com transbordo para cana-de-açúcar tem 24 horas/aula de duração. No início do ano que vem, o SENAR-SP vai divulgar o calendário de cursos em todo o Estado.
O treinamento e a seleção realizada em Araçatuba é motivo de satisfação para o profissional do SIRAN responsável pela execução dos cursos do SENAR-SP, Carlos Belluzzo.
“Neste ano, mesmo com a pandemia, realizamos mais de 300 ações do SENAR, e agora contamos com este treinamento, o único do Estado neste ano para instrutor de operadores de tratores agrícolas com transbordo para cana-de-açúcar. Este tipo de parceria é muito bem-vinda e necessária, em favor do produtor rural, do agronegócio e da sociedade como um todo”, finaliza Belluzzo.