A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reiniciou o agendamento dos serviços de saúde bucal nas UBSs (Unidades Básica de Saúde) e no Centro de Especialidades Odontológicas, exceto para a especialidade de prótese, que exige maior cautela devido à faixa etária e condição crônica dos pacientes.
Os trabalhos foram suspensos no mês de março por causa da pandemia de Covid-19. Durante este período foram mantidos os atendimentos de urgência para sanar os casos de dor, infecção e a realização de biópsias e cirurgias de frenectomia em bebês.
Com mais tempo disponível para realizar ações fora da sala de atendimento, as equipes de saúde bucal da rede municipal passaram a telemonitorar grupos de risco como gestantes, hipertensos e crianças de zero a dois anos para identificação de necessidades de urgência para comparecimento na unidade.
Além disso, reforçaram as equipes de atenção básica em campanhas de vacinação, realização de testes para Covid-19, monitoramento de pacientes suspeitos e confirmados.
Durante esse período a gestão se organizou para desenvolver protocolos de atendimento e biossegurança para possibilitar uma retomada segura e gradual dos atendimentos eletivos quando houvesse uma atenuação dos casos de covid-19 no município e sinalização favorável dos órgãos competentes para retomada.
Retomada
Para reiniciar os atendimentos periódicos, a administração adotou um protocolo para atender com segurança e inclui um reforço das já rigorosas normas de biossegurança e o atendimento com horários mais espaçados, respeitando o tempo necessário para limpeza e ventilação da sala entre as consultas.
Com horários mais extensos, os dentistas realizarão mais procedimentos em uma mesma consulta e poderão finalizar o tratamento do paciente com menos retornos à unidade. Durante os momentos de limpeza e ventilação da sala, continuarão fazendo triagem, monitoramento e teleconsultas pelo telefone da unidade.
Durante o atendimento, nesse momento, orienta-se evitar ao máximo a utilização de alta rotação, o “motorzinho”, para evitar a geração de aerossol. Assim, técnicas minimamente invasivas, com instrumentos manuais, serão priorizadas sempre que possível.
Com a retomada dos agendamentos nas UBS, as urgências voltam a ter horário fixado, sendo um por período.
Urgência
Para a resolução dos casos de urgência o usuário também pode procurar o serviço do Pronto Atendimento Odontológico, que atende livre demanda e está funcionando das 11h às 23h em dias normais e das 7h às 19h aos sábados, domingos e feriados.