Araçatuba permanece na fase amarela do Plano São Paulo até o dia 16 de novembro, mas poderá ampliar o horário de funcionamento, de oito para dez horas, do comércio, shoppings, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e de prestadores de serviços. Outra novidade para as regiões que estão na fase amarela é que bares e restaurantes poderão funcionar até as 23h, mas o consumo no local deverá ser interrompido às 22h.
Além de Araçatuba, continuam na fase amarela as regiões de Presidente Prudente, Marília, Bauru, São José do Rio Preto, Araraquara, Registro, São João da Boa Vista, Ribeirão Preto e Franca.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9) pelo governador João Doria (PSDB), durante a 14ª reclassificação do Plano São Paulo, que prevê a retomada gradual da economia. A nova requalificação está marcada para 16 de novembro.
Para que evoluísse à fase verde, bastaria a região de Araçatuba deveria atender aos seguintes indicadores: estar com percentual de ocupação de leitos de UTI Covid de 70 a 75%; permanência na fase amarela por 28 dias consecutivos; ter acima de cinco leitos de UTI Covid a cada 100 mil habitantes; ter menos de 40 internações por 100 mil habitantes e menos de cinco mortes por 100 mil habitantes, sendo este o único item não alcançado pela cidade.
De acordo com os dados estaduais, a região de Araçatuba tem 49,5% de ocupação dos leitos de UTI Covid; possui 15,5 leitos de UTI Covid para cada 100 mil habitantes; está na fase amarela há 60 dias; tem 33,7 internações por 100 mil habitantes e teve 6,9 óbitos por 100 mil habitantes.
Seis regiões progrediram da fase amarela para a verde: Campinas, Piracicaba, Sorocaba, Taubaté, Baixada Santista e Região Metropolitana de São Paulo. Elas poderão ampliar o horário de atendimento dos estabelecimentos comerciais de oito para 12 horas e aumentar o limite de capacidade de 40% para 60%.
Na fase verde, estas regiões poderão liberar atividades culturais, convenções, eventos de negócios com capacidade limitada a 60%. O público poderá ficar em pé, com distanciamento. Os eventos deverão controlar o acesso das pessoas, com medição de temperatura. Festas, baladas, torcidas nos estádios e grandes shows com público em pé continuam proibidos, inclusive para os municípios que progrediram para a fase verde.
A única região do Estado que regrediu de fase foi a de Barretos, que passou da amarela para a laranja, de maior restrição.