O Partido Verde (PV) de Araçatuba confirmou, neste sábado (5), o nome do médico cardiologista e vereador Flávio Salatino, 48 anos, como pré-candidato a prefeito, na convenção realizada nesta manhã, no Centro do Professorado Paulista (CPP). O empresário Edes do Baratão será o vice.
O nome dos dois já havia sido definido dentro do partido, que optou por uma chapa pura. A sigla terá também 16 candidatos a vereador, sendo cinco mulheres e 11 homens. A convenção teve início por volta das 9h e terminou às 11h50, com a participação de 50 correligionários.
O PV, que nas últimas eleições municipais apoiou Dilador Borges (PSDB) e Edna Flor (Cidadania), em 2016, optou pela candidatura própria com o mote da renovação política.
“Desde o começo, tínhamos um projeto de cidadania, para as pessoas se envolverem mais na política. É saudável ter várias opções e, independente dos resultados, estamos aqui para fazer a nossa parte”, afirmou o presidente do PV em Araçatuba, Rodrigo Atayde. A chapa pura, segundo ele, foi uma opção de buscar pessoas alinhadas politicamente.
Salatino foi eleito vereador em 2016 pelo MDB, com 1.658 votos. No decorrer do mandato, estreitou os laços com o vereador Lucas Zanatta (PV) e, este ano, acabou migrando para o Partido Verde.
O pré-candidato a vice, Edes do Baratão, é empresário, possui um depósito de materiais para construção no Hilda Mandarino, e nunca concorreu a cargo eletivo. Conforme Atayde, ele está no projeto do PV desde 2015, colaborando nos bastidores. “É uma pessoa correta, competente e tem muito conhecimento na Zona Leste de Araçatuba”, afirmou.
Em relação à chapa de pré-candidatos a vereador, o PV disse contar com nomes novos, além de Zanatta, que estreou na política em 2016, quando participou das eleições e conseguiu o seu primeiro mandato eletivo.
O partido tem, agora, até o dia 26 de setembro para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral. A campanha, conforme o calendário eleitoral, terá início no dia 27 deste mês e terá duração de 45 dias. O primeiro turno das eleições municipais será em 15 de novembro.