O Partido dos Trabalhadores (PT) de Araçatuba confirmou os nomes de Sebastião Júnior e Najara Leite como pré-candidatos a prefeito e a vice, respectivamente, durante a convenção da sigla, realizada neste domingo (13), de forma mista, por videoconferência e presencialmente, para evitar aglomerações em função da pandemia de Covid-19.
Na chapa proporcional, o partido tem, por enquanto, dez candidatos a vereador, sendo seis homens e quatro mulheres, mas a meta é chegar aos 18 até a data do registro das candidaturas, cujo prazo se encerra em 26 de setembro.
Participaram virtualmente da convenção petista o ex-deputado federal e ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Ricardo Berzoini, além dos deputados estaduais Paulo Fiorilo, Professora Bebel e Maria Lia, além da ex-ministra do governo Dilma Ideli Salvatti.
Sebastião Júnior, 54 anos, chegou a Araçatuba em 2010 e, em 2011, passou a fazer parte do governo do ex-prefeito Cido Sério (ex-PT, agora PSD). Ele, que é natural de Ibitinga, atuou na chefia da Secretaria de Governo e na assessoria de apoio legislativo, ligada ao gabinete do chefe do Executivo.
Filiado no PT desde 1989, trabalhou como gestor em várias administrações do PT. Foi também assessor parlamentar do ex-deputado federal petista Ricardo Berzoini.
A pré-candidata a vice, Najara Leite Bueno, tem ascendência indígena e se firmou no movimento estudantil, na própria questão indígena e nos debates de cultura, raça, gênero e mulheres.