A Polícia Civil resgatou 46 aves silvestres que eram mantidas em cativeiro ilegalmente. A ação aconteceu no bairro Doninha, na cidade de Itu, no interior de São Paulo.
Os trabalhos foram desempenhados por equipes do 4º Distrito Policial da cidade. Os agentes receberam a informação de um indivíduo envolvido a caça e venda de pássaros, além de manter as aves em cativeiro, e foram até o imóvel do suspeito verificar.
Na residência do homem, na rua Stefanie Graça, a equipe localizou 12 pássaros em gaiolas, sendo quatro coleirinhas, sete picharros e um coleiro baiano. No local também foram localizados seis alçapões armados, utilizados para a captura dos animais.
Indignado, o autor indicou aos agentes outra casa, na mesma rua, onde poderiam ser encontradas mais aves silvestres caçados.
No segundo imóvel, os policiais civis foram recebidos pelo responsável, que confessou a existência de pássaros no local. Na residência, foram encontrados mais 34 pássaros, sendo 14 coleirinhas, três tico-tico, um encontro, dois sabiás laranjeiras, um canário rasteiro e 13 picharros.
Toda a ação foi acompanhada por um biólogo, que indicou boa parte das aves como recém capturadas. Todas foram apreendidas e entregues para um representante da Organização Não Governamental (ONG) Núcleo da Floresta.
Os dois homens foram autuados e responderão por matar espécimes da fauna silvestre.