O Avante e o Patriotas foram os primeiros partidos políticos de Araçatuba a realizar as convenções para a definição dos candidatos que irão concorrer no pleito municipal de 2020. As duas siglas só terão concorrentes à Câmara Municipal e deverão apoiar Cido Saraiva, pré-candidato a prefeito pelo MDB, nas eleições majoritárias. O prazo para a realização das convenções teve início em 31 de agosto e vai até 16 de setembro.
O primeiro a realizar a sua convenção foi o Patriotas, na quarta-feira (2), no Kabana Eventos. Presidido pelo comerciante Joaquim Ramos, o partido confirmou seu apoio a Cido Saraiva no pleito de 2020. Para as eleições proporcionais, serão apenas 12 candidatos a vereador, sendo quatro mulheres e oito homens.
“É um grupo bem compacto, mas são nomes de qualidade”, afirmou o presidente do Patriotas, que é uma fusão dos antigos PEN e PRP e possui 300 filiados em Araçatuba.
Avante
O Avante, presidido pelo aposentado Vitor Botelho, reuniu os seus 23 pré-candidatos a vereador, dos quais oito são mulheres e 15 homens, no Kabana Eventos, nessa quinta-feira (3).
“Fizemos a convenção para escolher nossos candidatos a vereador. Quanto ao apoio na eleição majoritária, deveremos fechar com o Cido Saraiva”, afirmou, destacando que vai aguardar as convenções dos demais partidos para formalizar o apoio ao emedebista.
PV
O PV (Partido Verde) realiza a sua convenção neste sábado (5), às 9h, no CPP (Centro do Professorado Paulista). A sigla deve referendar o nome do médico e vereador Flávio Salatino como candidato a prefeito, tendo como vice o empresário Edes do Baratão. O partido, que possui duas cadeiras na Câmara de Araçatuba – além de Salatino, há também Lucas Zanatta -, irá escolher também seus candidatos ao Legislativo.
Cidadania
Os filiados ao Cidadania, PSC e Progressistas se reúnem no próximo dia 13, das 9h às 12h, no Sindicato dos Bancários, para a escolha de seus candidatos e a deliberação sobre possíveis coligações. As três siglas fazem parte da base de apoio à reeleição do prefeito Dilador Borges (PSDB). Na ocasião, também será feito o sorteio dos números dos candidatos a vereador.
Podemos
O Podemos ainda não definiu quando irá realizar sua convenção, que deverá ser mista por causa da pandemia. Parte dos correligionários participará por meio de videoconferência e os demais, presencialmente. O partido tem o médico Filipe Fornari como pré-candidato. Já o Republicanos, que tem coligação acertada com o Podemos nas eleições majoritárias, deve realizar a convenção partidária no mesmo dia que ainda será escolhido.
PTB
O PTB, que anunciou a pré-candidatura de Domingos Andorfato, reúne seus correligionários no dia 12 de setembro, às 20h, na Rua Duque de Caxias, 1.286. Dentre os temas que serão discutidos estão a possibilidade de coligação, o sorteio dos números dos candidatos a vereador e a fixação dos valores máximos de gastos na campanha eleitoral.
MDB e PSL
O MDB, que tem Cido Saraiva como pré-candidato a prefeito, ainda não definiu a data de sua convenção partidária, assim como o PSL. Este, aliás, ainda é uma incógnita nestas eleições, haja vista que está sendo disputado pelo PSDB de Dilador Borges e MDB de Saraiva. Assim como o apoio do PSL, o vice do emedebista é outro mistério e só deverá ser divulgado na convenção do partido.
PSDB
O PSDB, que vai disputar a reeleição de Dilador, também não divulgou a data de sua convenção. O partido manterá a coligação com o Cidadania e a vice Edna Flor.
PT
O PT (Partido dos Trabalhadores) ainda não definiu a data da reunião para formalizar seus candidatos. O partido tem como pré-candidato a prefeito Sebastião Jr. e Najara Leite como vice.
Registro
Após a realização das convenções partidárias, os partidos têm até 26 de setembro para a apresentação do pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral.