Órgãos de uma paciente de 61 anos, de Mirandópolis, que foi internada na Santa Casa de Araçatuba no dia 15 deste mês, em coma causado por um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH), e teve morte encefálica constatada às 18h08 de sábado (19), foram doados pelos familiares.
A captação ocorreu nesse domingo (20). Equipe de um hospital de Sorocaba retirou o fígado, que foi levado para ser transplantado em um paciente que estava na fila de espera para transplante em um hospital de São Paulo.
A mesma equipe fez a captação dos rins que serão distribuídos de acordo com receptores compatíveis na lista de transplantes. As córneas da doadora também foram captadas em procedimento realizado pela enfermeira Regiane Sampaio, do Hospital de Base de São José do Rio Preto.
Esta foi 14 ª captação realizada este ano na Santa Casa de Araçatuba. De acordo com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), em todos os casos de morte encefálica ocorridos neste ano, nenhuma das famílias entrevistadas sobre a possibilidade de doação de órgãos recusou fazê-lo.