A estiagem prolongada, o calor excessivo e o alto consumo de água reduziram o nível da represa de Guararapes em 1 metro e 70 centímetros e, para manter o fornecimento aos moradores, o Departamento de Água e Esgoto está utilizando o poço profundo do município, que hoje é responsável por 70% do abastecimento. Em períodos normais, o poço fornece 40% da água que chega às residências, e a represa municipal, 60%.
O município descarta racionamento por enquanto, mas orienta os consumidores a economizarem. O consumo diário de água no município é de aproximadamente 10 milhões de litros, mas poderia ser reduzido pela metade se houvesse uso consciente.
A média diária de consumo do guararapense é de 300 litros de água, 172% maior do que os 110 litros apontados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o consumo ideal para que um ser humano viva bem.
Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, o sistema de captação e distribuição de água está funcionando normalmente, mas o consumo consciente é fundamental para evitar um possível racionamento.
DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA:
– Ao escovar os dentes e se barbear, mantenha a torneira fechada;
– Feche a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;
– Use a máquina de lavar roupas na capacidade máxima;
– Não demore no banho;
– Não jogue óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;
– Não deixe que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência;
– Reutilize a água sempre que possível;
– Utilize regador no lugar de mangueira para regar as plantas;
– Use vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira; isso gera uma economia de, em média, 120 litros ede água;
– Lave o carro com balde ao invés de mangueira;
– Reutilize a água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal ou lavar o carro;
– Capte a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas;