A professora de matemática aposentada Neusa Paziam faleceu nessa segunda-feira (7), aos 78 anos de idade, em sua residência, em Araçatuba. Ela, que completaria 79 anos no próximo dia 16, lutava contra um câncer havia três anos.
Casada por 54 anos com o também professor e funcionário público municipal Juvenal Paziam, dona Neusa estava sempre acompanhada de seu fiel parceiro.
Como profissional, lecionou por mais de 20 anos na escola estadual Luiz Gama. “Ela era a professora mais querida da escola”, conta o filho Eduardo, que foi aluno dela, assim como os seus dois irmãos, Heloísa e Renato.
O vereador Professor Cláudio (PMN), que leciona a mesma disciplina e a substituía nas aulas, afirma que dona Neusa tinha um conhecimento imensurável de matemática e deixou milhares de alunos apaixonados pela matéria, porque ensinava com paixão e amor.
“Araçatuba se despede de uma extraordinária professora de matemática”, escreveu Cláudio, em seu Facebook. “Vá em paz, professora. Araçatuba lhe agradece por tanto conhecimento que a senhora nos deixou e por ter contribuído para o futuro de milhares de jovens que passaram por seus ensinamentos”, completou.
O filho Eduardo conta que a mãe era muito alegre, gostava de festas e de receber os amigos em casa, além de viajar. Aos filhos, ofereceu a melhor educação e sempre os estimulou a residirem em outros países, tanto que eles moraram nos Estados Unidos, França e Inglaterra.
“Tivemos uma mãe maravilhosa, uma infância muito feliz, sempre íamos para a praia nas férias. Não poderíamos ter tido uma mãe melhor”, homenageia o filho.
A professora descobriu um câncer no intestino e no figado há cerca de três anos. Fez tratamento para a doença, mas teve metástase nos ossos. Na semana passada, chegou a ser internada na Santa Casa, mas a família optou pela sua permanência em casa, junto aos seus entes queridos, em seus últimos momentos.
Seu corpo foi velado nesta manhã, na capela da Funerária Cardassi, na Avenida Saudade, e sepultado no Cemitério Recanto de Paz, às 10h.
Dona Neusa deixa o esposo, Juvenal, e os filhos Heloísa, Eduardo e Renato, além dos netos Isabella, Rafael,
Rebecca e Oscar.