Um incêndio de grande proporção e de origem ainda desconhecida destruiu a fábrica de móveis Zamatta, na madrugada deste sábado (26), em Guararapes, região de Araçatuba (SP). O vigia do local, de 73 anos, foi socorrido em estado grave após se queimar tentando apagar as chamas ainda início do incêndio.
Com queimaduras nos braços, pescoço e nas vias aéreas pela inalação de fumaça, ele foi transferido, já intubado, para a Santa Casa de Araçatuba no final da madrugada.
De acordo com a Polícia Civil, o incêndio começou pouco depois da 1h da manhã no galpão da fábrica, situada na
Alameda Tuiuti, Jardim Pioneiro. O espaço, que tem cerca de 6 mil metros quadrados, foi consumido pelas chamas.
O Corpo de Bombeiros de Araçatuba enviou várias viaturas ao local. O combate ao incêndio contou, ainda, com apoio de caminhões pipa da prefeitura e de usinas de álcool da região.
Ainda de acordo com a polícia, a fábrica fica perto de residências cujos próprios moradores ajudaram a retirar material inflamável da área de abrangência do fogo.
O incêndio foi contido ainda de madrugada após o empenho de uma força-tarefa entre bombeiros, brigadistas e policiais.
O imóvel deverá passar por perícia do IC (Instituto de Criminalística). O laudo vai apontar o que causou o incêndio.
A perícia ainda não foi feita devido ao risco de desabamento do imóvel constatado por engenheiros da prefeitura de Guararapes. O exame no local deverá ser feito assim que houver condições de segurança para os peritos do IC de Araçatuba.
Veja vídeo do local do incêndio (Josiane Lorensetti)