Um incêndio de grandes proporções, que teve início em uma propriedade rural no bairro Ainhumas, em Castilho, deixou a população do município sem internet e telefone nesta sexta-feira (11). O problema também atingiu Ilha Solteira e Pereira Barreto. A zona rural de Castilho também ficou sem energia elétrica, pois o fogo destruiu fios e postes.
Equipes da distribuidora de energia Elektro e da Telefônica/Vivo trabalham para restabelecer a energia e a comunicação que foi destruída pelo fogo, já que as chamas derrubaram fios e postes. A previsão é de que os serviços de internet e telefone voltem a funcionar até as 22h desta sexta. A energia elétrica já está sendo restabelecida.
O fogo teria sido provocado após um cabo de energia elétrica de alta tensão se romper e atingir a pastagem seca, por volta . Com o forte vento, o fogo se espalhou até o perímetro urbano de Castilho, atingindo as pastagens localizadas na via de acesso Antônio Vieira de Brito, na entrada do município, o que assustou os moradores. Internautas registram o momento em que as chamas se alastraram.
No local fica o Portal Binha Colombo, que está sendo utilizado como barreira sanitária para controlar a entrada de veículos na cidade, por causa da pandemia de Covid-19. Os trabalhos tiveram que ser paralisados por causa da alta temperatura e grande quantidade de fumaça.
Com o vento forte, a fumaça também se espalhou rapidamente por toda a cidade, causando desconforto e risco à saúde da população. Autoridades também alertaram para a visibilidade prejudicada pela fumaça, principalmente para os automóveis.
A Brigada de Incêndio de Castilho e 17 unidades de brigada da Usina Virálcool com diversos caminhões-pipa atuaram no combate às chamas, que foram controladas em uma hora. Agora, os trabalhos seguem para o controle de novos focos.