Com a proximidade do término do prazo para a realização das convenções partidárias, os partidos políticos correm contra o tempo para as últimas negociações e acordos com vistas às eleições municipais. Pelo menos 16 siglas realizam suas convenções entre este sábado (12) e quarta-feira (15). O prazo para a escolha dos candidatos acaba na quarta-feira (16).
Neste sábado (12), o PTB deverá formalizar a candidatura do ex-prefeito Domingos Andorfato, 80 anos, que governou Araçatuba no período de 1993 a 1996 e é o candidato mais velho entre os postulantes locais ao cargo de prefeito. Seu vice deverá ser o presidente do PTB local, Wilson Fred de Souza.
Também neste sábado (12), às 19h30, o Solidariedade realiza a sua convenção, que deverá consolidar o nome de Alberto Pinto da Silva, conhecido como Alberto Dogão, como pré-candidato a prefeito. Ele é empresário do ramo de lanches há 27 anos e foi candidato a vereador por cinco vezes. “O partido ainda busca vice em outros partidos, mas pode ser que seja uma chapa pura, com um nome da própria sigla”, afirmou Dogão.
O PSDB, Cidadania, Pros, Democratas, Progressistas e PSC, que fazem parte do grupo de apoio à reeleição do prefeito Dilador Borges (PSDB) e da vice Edna Flor, realizam sua convenção, das 9h às 12h, no Sindicato dos Bancários. Os nomes dos dois deverão ser referendados pelas seis siglas partidárias. Também serão escolhidos os candidatos a vereador de cada agremiação.
No mesmo dia, o PT (Partido dos Trabalhadores) irá referendar os nomes do gestor Sebastião Jr. e da graduanda em Ciências Sociais Najara Leite como pré-candidatos a prefeito e a vice, respectivamente. Ele, que foi assessor do ex-deputado federal Ricardo Berzoini, atuou na Secretaria de Governo e na assessoria de apoio legislativo, no governo Cido Sério (ex-PT, hoje PSD).
O PSD, aliás, realiza a sua convenção na terça-feira (15), às 19h. O partido poderá oficializar a candidatura do ex-prefeito Cido Sério, que vem se manifestando como pré-candidato. Porém, não está descartada a possibilidade de ele ser pré-candidato a vereador e manifestar o seu apoio a outro postulante ao Executivo.
Outros partidos também deixaram para 15 de setembro, penúltimo dia para a definição dos candidatos, para realizar suas convenções. É o caso do MDB do vereador Cido Saraiva, que deverá ser confirmado como pré-candidato a prefeito pela sigla. Seu vice ainda vem sendo mantido em sigilo.
O Podemos também faz sua convenção na terça-feira (15) e tem como pré-candidato a prefeito o médico Filipe Fornari, e como vice a obreira da Igreja Universal Adriana Rosa (Republicanos). Fornari já foi candidato a vereador e disputou uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 2018. O partido de Adriana também marcou convenção para o dia 15.
O PSL, que já declarou apoio a Dilador após a intervenção da executiva estadual que retirou o partido do vereador Denilson Pichitelli e passou às mãos de aliados do atual chefe do Executivo, realiza a sua convenção na terça-feira (15), das 9h às 12h, em uma área de lazer localizada no Jardim Alvorada.
O PMN, presidido pelo líder comunitário Luisão do Pinheiros, realiza convenção no mesmo dia. “O partido irá apresentar o resultado de uma pesquisa a seus filiados, que definirão se irão lançar candidatura própria majoritária ou se irão apoiar um candidato que tenha condições de tirar o PSDB do governo”, informou o membro Fabrício Hess, que é pré-candidato a prefeito.
O PRTB de Teucle Manarelli também se reúne no dia 15, às 19h, para deliberar sobre possíveis coligações e definir seus candidatos.
Já o PMB (Partido da Mulher Brasileira, presidido por Fernanda Luise, não terá chapa proporcional nem majoritária, mas se reunirá para definir se irá apoiar alguma candidatura ou se irá se manter neutro. O encontro do PMB será na quarta-feira (16), às 18h30.