Penápolis registrou na noite de domingo (30) um apagão que deixou toda cidade sem energia elétrica. Relatos de moradores informam que inicialmente houve quedas rápidas e na sequência uma interrupção total.
A falta de energia também atingiu outros municípios vizinhos e até mesmo alguns mais distantes, como Araçatuba e Birigui, como pôde se verificar em postagens feitas por moradores daquela cidade nas redes sociais.
Ainda na noite de domingo (30) entramos em contato com a assessoria de imprensa da CPFL, e no inicio da tarde desta segunda (31), obtivemos uma resposta oficial.
A nota diz que a CPFL Paulista registrou interrupção no fornecimento de energia para clientes do município de Penápolis na noite deste domingo. O motivo da falha ainda está sendo investigada pela Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), que é responsável pelo sistema de transmissão na região. A CPFL afirma ainda que aguarda a apuração do ocorrido.
As equipes de manutenção da distribuidora, segundo a nota, fizeram as manobras necessárias e restabeleceram o fornecimento para todos os clientes
Já a empresa CTEEP, controlada pela ISA, um dos maiores grupos de transmissão de energia elétrica da América Latina, informou que na noite de domingo, às 20h02 e às 20h07, foram registradas duas ocorrências na linha de transmissão Nova Avanhandava, na região do município de Penápolis. Consequentemente, a subestação de Penápolis foi desconectada automaticamente.
Na ocasião, houve também um problema com disjuntor na mesma subestação. As equipes da Companhia atuaram em conjunto com a distribuidora local para restabelecer o fornecimento de energia. Profissionais da ISA CTEEP estão realizando um processo de verificação no equipamento, a fim de identificar as causas da ocorrência.
CTEEP
Presente em 17 estados brasileiros, a companhia opera uma complexa rede de transmissão, por onde trafegam 33% de toda energia elétrica produzida no país, 60% da energia consumida na região sudeste e 94% da energia transmitida para o Estado de São Paulo.
A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) empresa responsável pela geração e distribuição de energia elétrica, depende do sistema de transmissão da CTEEP.