Cinco regiões do Estado de São Paulo progrediram no Plano São Paulo de retomada da economia, passando da Fase Laranja para a Amarela, também chamada de flexibilização. Araçatuba se manteve na amarela, onde está há 28 dias. Esta é a décima segunda classificação do Plano SP. Uma nova quarentena foi anunciada, a décima desde o início da pandemia, até o dia 19 de setembro.
As regiões que avançaram da Laranja para a Amarela são Marília, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto. Nesta condição também estão as regiões de Araçatuba, Bauru, Sorocaba, Araraquara, Campinas, Piracicaba, Taubaté, Barretos e região metropolitana de São Paulo. Ribeirão Preto e Franca permanecem na Laranja, também chamada de fase de controle.
Com a nova atualização, 95% do Estado estão na Fase Amarela, que permite a abertura por oito horas do comércio, shoppings, escritórios, bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias, desde que respeitados os protocolos sanitários de obrigatoriedade de uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel, respeito ao distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas e atendimento limitado a 40% da capacidade. Nas academias, o limite é de 30% de capacidade e só são permitidas aulas e atividades individuais.
O Plano São Paulo determina, a partir das avaliações do Centro de Contingência, a classificação de cada região em cinco fases: vermelha, laranja, amarela e verde e azul.
A classificação do Plano São Paulo leva em consideração o número de internações, ocupação de leitos de UTI, número de casos e de óbitos. “A tendência é de melhora nos indicadores observados em todo o Estado. Estamos na quarta semana consecutiva de queda de óbitos, fato inédito desde o início da pandemia. Também estão em queda os índices de casos de ocupação de leitos de UTI”, afirmou o governador João Doria (PSDB).
Para passar de uma fase para outra, cada região é analisada segundo cinco critérios: taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para o novo coronavírus, quantidade de leitos de UTI para cada 100 mil habitantes, evolução de novos casos nos últimos sete dias, evolução de novas internações nos últimos sete dias e variação de óbitos nos últimos sete dias.
No caso da passagem da Fase Amarela para a Verde, o governo definiu novos critérios, como percentual de ocupação de leitos de UTI Covid de 70 a 75%, permanência na Fase Amarela por 28 dias consecutivos, leitos de UTI Covid/100 mil habitantes acima de cinco, abaixo de 40 internações por 100 mil habitantes e de cinco mortes por 100 mil habitantes. (Veja quadro abaixo).
No caso de Araçatuba, a ocupação de leitos de UTI Covid é hoje de 40,7% e a quantidade de leitos UTI Covid é de 17,3 para cada 100 mil habitantes; 30 internações por 100 mil habitantes e 6,7 mortes por 100 mil habitantes, fator que foi preponderante para manter a região na Fase Amarela.
O governador João Doria lembrou que o Estado permanece em quarentena e que a população precisa ter cautela e cuidado. “No feriado de sete de setembro, redobre os cuidados”, afirmou, lembrando da obrigatoriedade do uso de máscaras no Estado de São Paulo e da necessidade de manter o distanciamento social e evitar aglomerações.