O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet)e a Defesa Civil emitiram alerta para os riscos provocados pela baixa umidade do ar na região de Araçatuba, que deve aos 12% nos próximos dias, principalmente às tardes. O índice é equivalente ao clima de deserto, com tempo seco e altas temperaturas.
Para se ter uma ideia, a umidade do ar ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), deve estar entre 50% e 80%. Entretanto, em algumas épocas do ano, como no inverno, ela tende a cair, ficando abaixo dos 20%.
Com a baixa umidade, há maior risco de incêndios, como o que ocorreu no fim de semana na matinha do Country Clube, destruindo mais de 100 mil metros quadrados de Mata Atlântica.
Há, também, riscos à saúde, com ressecamento da pele, cabelos, desconforto nos olhos, boca, nariz e garganta.
Para evitar isso, é preciso ingerir pelo menos dois litros de água por dia, não fazer atividades físicas e evitar a exposição ao sol nos horários entre 12h e 18h, usar hidratante para a pele e umidificar o ambiente com uma toalha molhada ou recipiente com água. O uso do filtro solar também é importante.
Para esta quinta-feira (3), a previsão é de umidade do ar de 15% nos horários mais quentes do dia, quando a temperatura deve chegar aos 34 graus.
Na sexta (4), sábado (5) e domingo (6), os termômetros deverão marcar 36 graus à tarde, quando a umidade relativa do ar chegará aos 12%. De madrugada, a temperatura prevista é mais amena, de 19 graus, segundo o Climatempo, com umidade de 42%.