A Prefeitura de Araçatuba entregou oxímetros, aparelhos que medem o nível de oxigenação no sangue, para pacientes acima de 60 anos e com comorbidades, que estão em monitoramento ou tratamento domiciliar de Covid-19.
O objetivo é identificar precocemente a chamada hipóxia silenciosa, que é a queda no nível de oxigenação no sangue. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, muitas vezes a pessoa doente não percebe o declínio de oxigênio sanguíneo, por não tem falta de ar, e os riscos de agravamento dos sintomas e até de óbito aumentam.
O nível de saturação de oxigênio normal no sangue medido pela oximetria digital para adultos é 95% ou mais. Os pacientes que receberam o oxímetro foram identificados pela equipe de monitoramento com maior risco de desenvolver a hipóxia silenciosa.
A Secretaria de Saúde possui no momento 41 aparelhos de oximetria, porém está providenciando a compra de outros 125 para ampliar o trabalho, que foi chamado de alertAR. O aparelho é entregue para o paciente em sua residência. Ele assina termo de responsabilidade, recebe orientação de como realizar o controle da saturação e como informar o monitoramento caso identifique qualquer sinal de alerta.
Desde do início dessa ação já foram atendidos 122 pacientes. No momento, 33 pacientes estão sendo monitorados com oxímetro (que ficam em média 7 dias). 05 pacientes foram identificados com hipóxia silenciosa após verificação da saturação e encaminhados para serviço de urgência.
“Considerando que a pessoa com Covid-19 pode perceber muito tarde que a saturação ( oxigênio no sangue) está baixa, levando à internação diretamente em UTI – Unidade de Terapia Intensiva ou até mesmo a óbito, foi identificado que a medição da saturação e constatação precoce da hipóxia permitem que os pacientes, especialmente do grupo de risco, antecipem o tratamento da Covid-19, assim salvando muitas vidas”, afirmou a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de release enviado à imprensa.
Em Araçatuba, os pacientes notificados suspeitos ou confirmados de ter adquirido Covid-19, bem como seus contatos, são monitorados por uma equipe da Secretaria de Saúde através de ligações diárias.