A Santa Casa de Araçatuba recebeu nesta terça-feira (25) da Magnamed Tecnologia Médica, maior fabricante brasileira de ventiladores pulmonares, dois respiradores para ajudar no tratamento da Covid-19. Os dois equipamentos estão avaliados em R$ 100 mil.
Eles são utilizados normalmente no transporte de pacientes. Mas, com a adaptação de um equipamento chamado blender, também doado, pode ajudar a salvar vidas em enfermarias e até UTIs.
Os equipamentos foram doados pela Magnamed ao Movimento Noroeste Com Vida, que por sua vez, definiu que a ONG Saúde Birigui escolhesse as entidades que vão receber os respiradores. Além da Santa Casa de Araçatuba, receberão respiradores hospitais de Penápolis, Birigui, Andradina e Ilha Solteira.
Para Giulio Stanco Coscina Neto, diretor clínico da Santa Casa de Araçatuba, esses respiradores vão complementar os leitos para Covid-19, em mais um apoio do Movimento Noroeste Com Vida.
O empresário Samir Nakad, representante do Observatório Social de Araçatuba, afirmou que é uma honra poder entregar e se certificar que esses respiradores chegaram às mãos da Santa Casa. “O Movimento Noroeste Com Vida é pelo bem da sociedade, em poder suprir com equipamentos que possam servir neste momento de pandemia”, afirma.
O médico Célio Mori, que representou o Noroeste Com Vida na entrega, destacou a importância da Santa Casa no atendimento referencial a 40 municípios da região. “A campanha e o Movimento Noroeste Com Vida, idealizados para minimizar os efeitos da pandemia não poderiam ficar ausente nesta entrega”, completa.