O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recebeu mais de 40.200 inscrições para mesário voluntário na internet nos últimos sete dias. O período coincide com o início da campanha de chamamento oficial realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em televisão, rádio e redes sociais, tendo como protagonista o médico Drauzio Varella.
Até 13 de agosto, dia anterior ao começo da campanha, o TRE-SP havia recebido neste ano 52.829 inscrições online de cidadãos interessados em serem mesários nas próximas eleições. Nesta sexta-feira (21), o número chegou a 93.076. A Justiça Eleitoral paulista prevê convocar 343.616 mesários para o pleito – em 2018, mais de 50% do contingente total foi formado por voluntários.
Quem quiser se cadastrar como voluntário pode entrar no site oficial do TRE, inserindo o número de seu título eleitoral ou pelo aplicativo e-Título, disponível gratuitamente para smartphone ou tablete, nas plataformas iOS ou Android.
Como novidade das Eleições 2020, os mesários estão sendo convocados pelas zonas eleitorais por e-mail e pelo aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp. Os cartórios têm até o dia 16 de setembro, conforme a Emenda Constitucional n.º 107, artigo 1º, caput, para convocar os cidadãos que atuarão como membros de mesas receptoras de votos e de apoio logístico para o primeiro e segundo turnos, onde houver.
Campanha
O médico Drauzio Varella abriu mão do seu cachê para protagonizar três vídeos da campanha de mesário voluntário da Justiça Eleitoral. As peças destacam a importância do trabalho desses colaboradores para o exercício da cidadania dos brasileiros e mostram que estão sendo tomadas as providências para proteger a saúde de todos nas eleições deste ano, diante da pandemia do coronavírus.