A Guarda Municipal de Araçatuba completa, nesta terça-feira (25), 71 anos de fundação. Ela foi criada em 25 de agosto de 1949, pelo então prefeito Joaquim Geraldo Correia. No início, foi chamada de Polícia Municipal e contava com um efetivo de 20 guardas.
Em 1964, o prefeito Sylvio José Venturoli, ampliou o efetivo para cem homens e na ocasião entregou à guarda sua primeira viatura, que era um Jeep Willis, ano 1951, que fazia as rondas no município.
A prefeita Germínia Dolce Venturoli, em 1989, reestruturou a guarda e criou a Secretaria de Segurança Municipal, com Departamentos de Segurança e Vigilância, divisões e chefias. Também foi criado o Departamento Municipal de Trânsito.
Hoje, a Guarda Municipal conta com um efetivo de 203 homens, sendo 173 homens e 30 mulheres. Ele está distribuído em patrulhamento escolar, vigilância dos prédios públicos e apoio às secretarias municipais. Ela também é responsável pela Defesa Civil do município.
A Guarda Civil Municipal desenvolve ainda, durante o ano, palestras educativas e preventivas, combatendo o uso de drogas licitas e ilícitas, o uso de cerol e também o tabagismo.
As ações se estendem à educação para o trânsito e alerta sobre a dependência digital, despertando no jovem os valores de civismo e cidadania. O público-alvo destas atividades educativas são alunos do 4º e 5º Anos das escolas municipais e dos Cras (Centro de Referência em Assistência Social).
Investimentos
Segundo o secretário municipal de Segurança, Antônio Erivaldo Gomes Assêncio, recentemente a Guarda Municipal adquiriu dez novas viaturas, sendo que já foram entregues quatro motos 300 cilindradas e dois veículos modelo Spin. A corporação aguarda a entrega de quatro veículos modelo Sandero, que devem chegar até o final de setembro.
A corporação também fez a aquisição de 19 rádios portáteis digitais e 20 armas tipo revólver, tudo adquirido com recursos próprios.
“No ano de 2019, fizemos valer o direito dos Guardas, no tocante ao concurso interno, para que pudessem galgar novas classes dentro da corporação”, destaca o secretário.
Homenagem
Sobre a comemoração dos 71 anos de existência da Guarda, o secretário afirma que gostaria de agradecer a todos os guardas municipais da ativa, aos veteranos (aposentados) e também aos funcionários civis, que não medem esforços para elevar cada vez mais o nome de nossa valorosa corporação.
“Gostaria também de reafirmar nosso comprometimento com a segurança municipal e rogar a todos os servidores dessa casa que se mantenham firmes no propósito de bem servir”, disse.