Catadores de recicláveis da Acrepom (Associação dos Catadores de Papel de Araçatuba) encontraram, na manhã desta quinta-feira (27), R$ 35 mil em um cofre que havia sido doado como sucata à entidade nesta semana, e devolveram ao proprietário a quantia, que estava em um fundo falso do objeto.
O cofre, segundo a entidade, fora apreendido pela Polícia Civil e levado à Acrepom como sucata. Os cooperados só descobriram a quantia porque resolveram usar o cofre para apoiar uma caixa d´água. Ao manusearem o objeto, descobriram o fundo falso com o dinheiro.
A secretaria da entidade foi acionada e providenciou a contagem da quantia, bem como a localização do doador do cofre.
“Nós podíamos dividir o dinheiro entre a gente, mas decidimos fazer o que é certo e devolver à quantia ao proprietário”, afirmou a encarregada do pátio da Acrepom, Silvia Cristina dos Santos. A polícia já esteve no local para retirar o cofre com a quantia.
As notas já estavam se deteriorando, o que indica que o dinheiro estava escondido no cofre há muito tempo.
Em junho deste ano, a sede da Acrepom, localizada na rua Rangel Pestana, centro de Araçatuba, foi atingida por um incêndio criminoso que destruiu parte do prédio e maquinários. Os trabalhos na entidade continuam, mas ainda são necessários R$ 70 mil para recuperar as máquinas. A Acrepom possui 26 famílias cooperadas, que dependem da renda obtidas com os recicláveis para sobreviver.