O prefeito de Mirandópolis Éverton Sodario (PSL), mais conhecido como ‘Bolsonaro Caipira’, afirmou de forma categórica, nessa quinta-feira (20), durante uma live no Facebook, que a pré-candidatura do médico Filipe Fornari é o melhor para Araçatuba.
Sempre irreverente e sem papas na língua, Sodario disse que a cidade não aguenta mais ser governada pelo PT e PSDB e que mais um mandato do prefeito atual, Dilador Borges (PSDB), na opinião dele, “seria um desastre sem precedentes para Araçatuba”.
Logo após a live, informações dos bastidores políticos da cidade ferveram porque a pré-candidatura de Fornari ganhou um reforço de peso, uma vez que, em pesquisas recentes, o presidente Bolsonaro (sem partido) mostrou que vem recuperando sua popularidade e que seu apoio pode ser decisivo na eleição local.
O pleito em Araçatuba parecia que se daria entre o prefeito Dilador e o vereador Cido Saraiva (MDB), mas o médico Filipe Fornari passou a ser, segundo interlocutores da política, uma opção real para os araçatubenses. Clique aqui e assista a live no Facebook.
Renúncia no Pros
A diretoria executiva da Comissão Provisória do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) em Araçatuba apresentou carta de renúncia à Executiva Nacional da sigla por não concordar com o apoio do partido à candidatura do atual prefeito Dilador Borges (PSDB) à reeleição. “Achamos por bem renunciar ao comando do partido local, deixando assim, a sigla livre para a tomada de decisões e costuras políticas no pleito eleitoral que se aproxima”, explicou o grupo, que agradeceu a confiança e desejou boa sorte aos rumos políticos do partido em Araçatuba.
Renúncia no Pros 2
A Comissão Provisória era presidida pelo policial militar aposentado Jacques Lima Petia e tinha como vice-presidente o empresário e funcionário público municipal Rodrigo Piernas Andolfato. Também assinam a carta de renúncia o tesoureiro Gil Gleber Narciso e os membros do partido Carlos Lucas Marques Toro, Rosângela Lullo Espicalquis, Heloisa Matheus Joaquim e Solange Nery Rodrigues.
Democrata Cristão
O técnico em telecomunicações e segurança eletrônica Deleon Barbosa da Silva, 36 anos, assumiu a comissão provisória do DC (Democracia Cristã), antigo PSDC, em Araçatuba.
O partido estava desativado havia 12 anos no município. “Vamos ter que começar do zero, nossa intenção é disputar as próximas eleições para deputado federal e estadual”, afirmou.
A retomada do partido na cidade foi negociada com o presidente da sigla no Estado de São Paulo e no País, José Maria Eymael.
Apoio
Silva era vice-presidente do PRB (Partido Republicano Brasileiro), mas resolveu sair porque não teria liberdade de articulação com a migração da suplente de vereadora Marlene Mira para o DEM, a quem é ligado.
O DC não terá condições de lançar chapa de candidatos a vereador para as eleições 2020, por isso deverá apoiar a própria Marlene e o atual prefeito Dilador Borges (PSDB), que tentará a reeleição.
Nipo
A comunidade nipo-brasileira em Araçatuba pode ter um candidato forte a uma cadeira no legislativo este ano. Trata-se de um empresário tradicional na cidade e que mantém bom relacionamento em diversos segmentos da sociedade araçatubense, não apenas na comunidade nipônica.
Este possível candidato já teve pedido inclusive de grandes nomes da comunidade nipo-brasileira para se candidatar a vereador e poderá ser o novo representante dos nikkeis no Legislativo.
Sem qualquer tipo de rejeição e sem nunca ter disputado cargo eletivo, ele já está com toda documentação pronta e filiado em partido político. No entanto, muito seguro em suas ações, prefere o momento ideal, após reflexões que está fazendo, para confirmar sua pré-candidatura, que está praticamente certa.