Oito alunos do CCA (Colégio Civico de Araçatuba) foram classificados na 1ª fase da ONC (Olimpíada Nacional de Ciência), que ocorreu em 6 e 7 de agosto em todo o Brasil com a participação de mais de 2 milhões de alunos.
A segunda fase da Olimpíada deve ocorrer em novembro, sem data ainda definida em razão da pandemia de coronavírus.
No CCA, os alunos que avançaram de fase participam do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do 1º e 3º ano do ensino médico.
“Os alunos ficaram muito contentes com a classificação e estão se preparando para a próxima fase da Olimpíada”, disse o professor Marco Antônio Rodrigues Fernandes, diretor do colégio. “A finalidade é chegar na final representando Araçatuba na competição”.
Os alunos tiveram a orientação da coordenadora da Educação Básica, a professora Denise e total apoio da Direção Geral do CCA.
A Olimpíada Nacional de Ciências teve recorde de inscrições em 2020 com mais de 2 milhões de participantes em todo o Brasil. São alunos das últimas séries do Ensino Fundamental e séries do Ensino Médio.
O coordenador nacional da ONC, Jean Catapreta, explica como a competição se adaptou às mudanças impostas pelo isolamento. “As provas da 1ª fase, que eram feitas até então nas próprias escolas, com impressão, aplicação e correção de maneira presencial de alunos e professores, foram realizadas de maneira remota, 100% online, com uso de tecnologia para que os estudantes realizassem os exames de qualquer local, através do uso de computador, notebook ou telefone celular”.
Nessa primeira fase, os alunos fizeram prova online com 20 questões objetivas. As provas tiveram conteúdo referente à serie anterior a que o estudante está cursando no ano de 2020. “Tivemos picos de 30.000 alunos realizando a prova simultaneamente”, disse Catapreta.
2ª fase
A previsão era que a segunda fase acontecesse no dia 12 de setembro. Porém, por conta da pandemia do coronavírus, a segunda etapa tem a data provável da última semana de novembro.
A Olimpíada Nacional de Ciências integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), ABQ (Associação Brasileira de Química), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).