Em tempos de pandemia, criminosos aproveitam a vulnerabilidade das pessoas e aplicam golpe da troca do cartão do banco para fazer saques e transações indevidas. O @proconsp está de olho na segurança dos consumidores e orienta como evitar a situação.
O criminoso aborda o consumidor quando ele sai da agência bancária como se fosse um funcionário do banco – com roupa e crachá de identificação – e alega que devido a um erro na transação, precisa verificar o seu cartão. Após a entrega, o criminoso troca o cartão sem que o consumidor perceba e o devolve. Saques e transferências indevidas são realizadas.
O consumidor deve lembrar que a senha não deve ser passada a terceiros em nenhuma ocasião; deve ficar sempre atento ao cartão e conferi-lo na devolução. Ao usar o cartão, deve também observar se a senha está sendo digitada na tela certa e lembrar que o campo de senha mostra apenas asteriscos, nunca os números digitados.
“Nesse período de pandemia, os golpes aplicados se multiplicaram, principalmente, no sistema bancário. Não entregue sua senha para ninguém, nem por telefone, nem pessoalmente. E se você for vítima, procure o @proconsp, que irá verificar a responsabilidade da agência bancária e informar a polícia civil.”, destaca Fernando Capez, secretário estadual de defesa do consumidor.
Com o objetivo de prevenir o consumidor contra alguns golpes aplicados durante a pandemia, o @proconsp está lançando uma série com vídeos de alerta e orientação.
Em tempos de pandemia, criminosos aproveitam a vulnerabilidade das pessoas e aplicam golpe da troca do cartão do banco para fazer saques e transações indevidas. O @proconsp está de olho na segurança dos consumidores e orienta como evitar a situação.
O criminoso aborda o consumidor quando ele sai da agência bancária como se fosse um funcionário do banco – com roupa e crachá de identificação – e alega que devido a um erro na transação, precisa verificar o seu cartão. Após a entrega, o criminoso troca o cartão sem que o consumidor perceba e o devolve. Saques e transferências indevidas são realizadas.
O consumidor deve lembrar que a senha não deve ser passada a terceiros em nenhuma ocasião; deve ficar sempre atento ao cartão e conferi-lo na devolução. Ao usar o cartão, deve também observar se a senha está sendo digitada na tela certa e lembrar que o campo de senha mostra apenas asteriscos, nunca os números digitados.
“Nesse período de pandemia, os golpes aplicados se multiplicaram, principalmente, no sistema bancário. Não entregue sua senha para ninguém, nem por telefone, nem pessoalmente. E se você for vítima, procure o @proconsp, que irá verificar a responsabilidade da agência bancária e informar a polícia civil.”, destaca Fernando Capez, secretário estadual de defesa do consumidor.
Com o objetivo de prevenir o consumidor contra alguns golpes aplicados durante a pandemia, o @proconsp está lançando uma série com vídeos de alerta e orientação.