Uma auxiliar administrativa da Santa Casa de Araçatuba procurou a polícia nesta segunda-feira (6) para comunicar que a filha de uma paciente de 81 anos, diagnosticada com Covid-19, retirou a mãe do hospital sem alta médica. A mulher acabou falecendo no sábado (4) e foi velada na capela de uma funerária da cidade, ao contrário do que preconizam as autoridades de saúde, que não recomendam a realização de velório de vítimas da infecção pelo novo coronavírus, por se tratar de doença infectocontagiosa.
Segundo o boletim de ocorrência, a paciente, moradora no bairro Jussara, ficou internada entre os dias 27 e 30 de junho. A mulher deu entrada no hospital com “infecção do trato urinário de localização não específica”. Durante o tratamento, foi coletado material para diagnóstico da infecção pelo novo coronavírus, que deu resultado positivo.
A funcionária do hospital disse à polícia que uma filha da paciente não concordava em deixar a mãe sozinha no isolamento para paciente com suspeita para Covid-19 e procurou a direção técnica da Santa Casa, na terça-feira (30), solicitando a alta a pedido alegando que iria levar a mãe embora.
A filha foi orientada quanto aos riscos de levar a mãe para casa e assinou um termo de responsabilidade, assumindo todos os riscos. O boletim de ocorrência foi registrado como Evasão/Fuga de Paciente de Estabelecimento Hospitalar Consumada.
Familiares que foram ao velório contaram à reportagem do Regional Press que não sabiam que a mulher havia sido testada positivo para Covid-19 e estão com receio de estarem infectados. A mulher foi sepultada nesse domingo (5), no Cemitério da Saudade.