O Movimento Dialogue protocolou, nessa quinta-feira (9), requerimento para que a TUA (Transportes Urbanos de Araçatuba), empresa concessionária do serviço de transporte coletivo no município, amplie as linhas e horários dos ônibus na cidade. Desde o início da pandemia, a empresa diminuiu todos os horários e linhas.
A decisão tem acarretado diversos transtornos para a população que depende do serviço para se locomover: maior tempo de espera, aglomeração e superlotação são alguns deles, já que os ônibus têm circulado em horários restritos.
O coordenador do Movimento Dialogue, Wesley Monea, que utiliza o serviço coletivo para se locomover, comenta que faz alguns dias que os passageiros têm sofrido com a superlotação, pois os horários foram reduzidos.
“Além da demora dos ônibus, estamos colocando a nossa vida em risco por conta da Covid-19. Os cidadãos que precisam sair de casa para trabalhar todos os dias precisa de amparo e o transporte público, com dignidade, é um direito de todos”, ressalta.
O documento também enfatiza que não há estudo que comprove a eficiência de se reduzir o número de linhas para evitar aglomerações. “Ao contrário: a redução provoca aumento no número de pessoas que utilizam o transporte ao mesmo tempo”, diz o texto.
A disponibilização de álcool em gel nos carros, como a empresa tem feito, é uma medida adotada que vai ao encontro das propostas feitas pelos protocolos sanitários, mas não resolve o problema da aglomeração, colocando em risco a vida dos passageiros e funcionários, afirma Monea.
AUMENTO NO TEMPO DE ESPERA E AGLOMERAÇÃO
Se antes os passageiros da TUA esperavam 30 minutos entre um ônibus e outro, o tempo de espera, agora, com a redução das linhas, é de duas horas. “Justamente por isso, é que o requerimento solicita aumento dos itinerários existentes no município, bem como dos horários de funcionamento das linhas, diminuindo o tempo de espera entre
um e outro ônibus. Isso reduz iria as aglomerações e lotação no transporte público, garantindo, assim, um serviço de maior segurança e qualidade para a população de Araçatuba”, disse o coordenador do Dialogue.
ABAIXO-ASSINADO
Wesley Monea, juntamente com outros integrantes do Movimento Dialogue, também estão colhendo assinaturas dos passageiros dentro dos ônibus em um abaixo-assinado para o restabelecimento das linhas e horários e também por melhorias no transporte público de forma geral.