Um carregamento de maconha apreendido nesta sexta-feira (3), em Araçatuba, pesou 1.076,880 quilos ( . Um homem de 24 anos foi preso em flagrante na delegacia da Polícia Federal. A ação foi realizada pela Força Tática da Polícia Militar.
A droga estava em uma caminhonete Hilux com placas de Dourados (MS). Segundo o capitão PM Renê Rodrigues, a abordagem ocorreu na rua Aguapeí, perto do bairro Guanabara.
Durante patrulhamento, os policiais desconfiaram do motorista, que aparentava estar perdido na cidade. Na abordagem, os policiais descobriram que o veículo estava abarrotado de tabletes de maconha. “Só havia disponível o lugar do motorista”, disseram os policias.
O motorista Amilton Rogério de Lima Santos, da cidade de Eldorado (MS), confessou que havia sido contratado para trazer a caminhonete recheada de maconha até Araçatuba e que receberia R$ 10 em dinheiro na entrega. Conforme a polícia, ele admitiu ter pego o veículo no Paraguaí, na divida com a cidade brasileira de Paranhos (MS).
Os policias apreenderam na caminhonete um rádio comunicador e um celular que seria do acusado. Amilton deverá responder por tráfico internacional de drogas. A polícia acredita que a droga seria distribuída para revendedores em Araçatuba e cidades da região. O acusado não quis dizer que o havia contratado.
Advogado
O advogado Jair Moura, de Araçatuba, que defende o acusado e acompanhou o auto de prisão em flagrante, disse que vai entrar com pedido de relaxamento de prisão de seu cliente.
Conforme o advogado, Amilton pegou a caminhonete em território brasileiro o que não justificaria o crime de tráfico internacional. “Ele não deveria ter sido trazido para a delegacia da Polícia Federal e isso vai constar na minha petição”.
Moura disse que seu cliente resolver aceitar o serviço de transporte da droga por estar desempregado e passando por dificuldade financeira. “Com uma dívida pendente, ele praticamente foi obrigado a fazer isso até sob risco de vida”, disse o advogado.