Araçatuba confirmou, nesta sexta-feira (3), mais quatro óbitos por Covid-19 e 71 casos positivos da doença, totalizando 28 mortes e 918 pacientes infectados pelo novo coronavírus. Destes, 690 estão curados, segundo a Vigilância Epidemiológica do município.
As mais recentes vítimas da pandemia são uma mulher de 70 anos, que faleceu no pronto-socorro municipal na última segunda-feira (29); uma mulher de 76 anos, que estava internada no Hospital da Unimed e morreu na terça-feira (30); e um homem de 65 anos que estava internado na Santa Casa de Araçatuba desde o dia 9 de junho e faleceu nesta sexta-feira (3), às 7h27.
A outra morte é a de um homem de 52 anos, que estava internado desde o dia 18 de junho na Santa Casa e também faleceu nesta sexta, às 14h30. Este óbito, no entanto, ainda não entrou no boletim da Vigilância porque ocorreu após o seu fechamento, que é às 12h. A morte, entretanto, foi informada pelo hospital à imprensa.
AVANÇO DA EPIDEMIA
Nas últimas 24 horas, Araçatuba registrou mais 98 notificações de casos suspeitos, chegando a 2.465. Destas, 977 testaram negativo para a doença. Outras 502 pessoas aguardam resultado de exame.
“Estamos avançando na epidemia. Quando retornamos na fase vermelha, tivemos um aumento muito grande de casos. Estamos vivenciando um momento de alta transmissão”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente.
Segundo ela, a transmissão, hoje, está em 1.6, ou seja, um infectado pode contaminar seis pessoas. Antes, o índice era de 1 a 1.4. “Esperamos que haja uma redução na transmissão, nós vamos passar essa fase, mas é preciso que cada um faça a sua parte, ficando em casa”, completou.
INTERNAÇÕES E MONITORAMENTO
Nos hospitais da cidade, há 56 pacientes de Araçatuba internados. Destes, 38 estão em leitos de enfermaria e 18 na UTI, dos quais 15 estão em ventilação mecânica.
Em monitoramento ou tratamento domiciliar estão 702 pessoas – até ontem, eram 1.009. Estas pessoas testaram positivo para a doença ou aguardam resultado de exame e, como seu estado clínico não requer internação, devem permanecer em isolamento social em casa, onde são monitoradas por 14 dias, período de incubação do vírus. Caso o resultado de exame dê negativo, o paciente sai do monitoramento.