Com aumento no número de casos e óbitos, a região de Araçatuba voltou para a fase vermelha do Plano São Paulo, que é de alerta máximo. Com isso, os 40 municípios da região só poderão manter em funcionamento os serviços considerados essenciais, como supermercados, farmácias, lojas de material para construção, gráficas e postos de combustíveis.
A quarentena, que entra em sua sexta etapa, foi prorrogada nesta sexta-feira (26) pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), até o dia 14 de julho em todo o Estado.
Os cinco critérios que baseiam a classificação das regiões são: ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), total de leitos por 100 mil habitantes e novas internações, casos e mortes na semana em comparação à semana anterior.
Somente Araçatuba registrou 138 novos casos de covid-19 nos últimos cinco dias, além de dois óbitos. O município tem 15 mortes pela doença.
A região de Araçatuba estava, desde o dia primeiro deste mês, na chamada fase laranja, que permite a abertura do comércio, shoppings, concessionárias, escritórios e imobiliárias. Com a regressão para a fase de alerta máximo, estes estabelecimentos estão proibidos de funcionar.