O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou multa de R$ 500,00 aos cidadãos flagrados sem máscaras em espaços públicos. Já os estabelecimentos comerciais serão multados em R$ 5 mil por cada pessoa flagrada sem o equipamento de proteção. A medida entra em vigor em todo o Estado a partir do dia 1º de julho.
Segundo o Governo, será publicado um decreto instituindo as multas, cujo valor arrecadado será destinado ao programa Alimento Solidário, que distribui refeições a pessoas carentes. A fiscalização será de responsabilidade da Vigilância Sanitária do Estado e dos municípios.
A diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Cristina Megid, disse que os 645 municípios paulistas têm equipe de Vigilância e deverão fazer uma força-tarefa para a fiscalização. “Vamos fazer uma fiscalização conjunta, Estado e municípios, para a gente fazer esta grande blitze fiscalizando o uso das máscaras”, afirmou.
O governador disse que o objetivo não é punir, mas orientar, alertas as pessoas sobre a importância de proteger a vida. “Não há sentido de arrecadação. Estamos próximos de alcançar 100% no uso no estado. Na capital temos 97% de índice, mas ainda há pessoas que deixam de usar as máscaras. No estado temos 93%”, afirmou.
Além da fiscalização, também haverá a retomada de uma campanha para a população usar máscara. O governador estima que a utilização do equipamento de proteção vai ser prolongada, até a chegada e aplicação da vacina nas pessoas.