A Câmara de Araçatuba aprovou, nesta segunda-feira (1º) o projeto de lei que garante o atendimento prioritário às pessoas com fibromialgia em estabelecimentos públicos e privados e agências concessionárias de serviços públicos. A matéria, assinada pela vereadora Beatriz (Rede), foi item único da Ordem do Dia da 16ª sessão ordinária.
A fibromialgia é uma síndrome que provoca dores no corpo ou sensibilidade nas articulações, nos músculos e nos tendões. A doença atinge de 2% a 3% da população brasileira, sendo predominante em mulheres.
Conforme a proposição, as pessoas afetadas pela doença deverão receber um cartão de identificação a ser apresentado com o documento de identidade no ato do atendimento.
Durante a análise da matéria, a autora explicou que a ideia do projeto de lei é contribuir para a redução do sofrimento das pessoas que têm a síndrome. “Fui procurada por pessoas que sofrem com a doença e trouxemos essa possibilidade de lei para minimizar o problema”, disse a vereadora Beatriz.