Em quatro dias, Braúna subiu de um para três casos positivos da covid-19, o novo coronavírus. A informação foi divulgada em boletim na página do Executivo pelo Facebook. Não há informações se os novos pacientes estão internados ou em isolamento domiciliar.
No sábado (6), o prefeito Flávio Giussani (DEM) informou que uma mulher de 61 anos encontra-se internada no Hospital de Campanha, em Penápolis, no setor de enfermaria. O quadro é estável. Familiares e pessoas que tiveram contato estão sendo monitoradas pela secretaria municipal de Saúde do município.
Braúna tem, nas últimas semanas, realizado diversas ações no combate ao vírus. Dentre elas, está a instalação de duas barreiras sanitárias nas entradas do município que dão acesso às rodovias Marechal Rondon (SP-300) e Assis Chateaubriand (SP-425).
O objetivo é monitorar quem entra na cidade e suas condições fisiológicas. Na oportunidade, são parados todos os veículos e profissionais coletam informações dos passageiros, aferição da temperatura corporal e outras averiguações.
Três equipes realizam o trabalho das 5h30 às 20h, compostas por enfermeiros, técnicos em enfermagem e profissionais da secretaria municipal de Educação, que receberam treinamento para auxiliar nos trabalhos. Há ainda a orientação aos ocupantes dos veículos sobre a importância do uso de máscara e álcool gel.
A expectativa é de que outras três barreiras sanitárias sejam criadas no município. Os pontos de fiscalização sanitária funcionarão em caráter excepcional e temporário.
Quem estiver com temperatura corpórea superior a 37,8 graus é encaminhados pela ambulância a Unidade de Saúde, onde foi instalada uma tenda para o atendimento a estes pacientes, que passarão a ser monitorados pelos profissionais.
Além das barreiras sanitárias, o prefeito e funcionários realizam rondas diárias pela cidade, orientando às pessoas em caso de aglomeração nos locais públicos e a importância de prevenção ao vírus.
AVANHANDAVA
Outra cidade da microrregião que registrou novo caso positivo foi Avanhandava. Um deles, segundo o Executivo, já está curado e o outro não há informação se se encontra internado ou em isolamento domiciliar. Uma morte que estava sob investigação foi descartada.