Araçatuba confirmou mais duas mortes por covid-19 e outros 35 casos positivos da doença nesta sexta-feira (19). Com isso, o município chega aos 13 óbitos pela infecção do novo coronavírus e a 386 pacientes infectados.
As mais recentes vítimas da pandemia na cidade são duas mulheres, de 67 e 82 anos, que estavam internadas na Santa Casa de Araçatuba e faleceram na manhã desta sexta-feira.
A paciente de 82 anos estava hospitalizada desde o dia dois de junho por comorbidades e foi positivada para covid-19 no dia dez. Já a mulher de 67 anos estava internada desde o dia 30 de maio e foi diagnosticada para a doença no dia 31 do mesmo mês.
Um óbito em investigação, de uma mulher de 83 anos, que faleceu no último sábado (13), foi descartado para a doença, após a realização de exame.
POSITIVOS
O número de positivados para a doença em Araçatuba saltou de 351 para 386. Destes, 223 estão curados, segundo a Vigilância Epidemiológica. Outras 225 pessoas aguardam resultado de exame. Até essa quinta (18), 232 estavam à espera de resultados.
As notificações de casos suspeitos também aumentaram de 1.289 para 1.317, das quais 638 deram negativo para covid-19 e 68 foram descartadas por não se enquadrarem nos critérios do Ministério da Saúde para covid-19.
INTERNADOS
Com as duas mortes registradas nesta sexta, o número de moradores de Araçatuba internados passou de 30 para 28. Destes, 15 estão em leitos de enfermaria e 13 em UTI, dos quais dez estão em ventilação mecânica.
MONITORAMENTO
Outros 389 pacientes estão em monitoramento ou tratamento domiciliar, o que significa que 33 pessoas deixaram de ser monitoradas, pois até ontem, 422 estavam nesta condição.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas em monitoramento ou tratamento domiciliar foram notificadas com suspeita de síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave e estão positivas ou aguardando exame em casa, tomando medicação e em isolamento.
As que têm resultado positivo para covid-19 são monitoradas até 14 dias após o início dos sintomas. Já quando o resultado de exame dá negativo, elas saem do monitoramento da Vigilância Epidemiológica.