A partir deste segunda-feira (11), pacientes sintomáticos da Covid-19 terão teste rápido disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Pronto-Socorro. Os testes disponibilizados pelo Ministério da Saúde serão aplicados exclusivamente para pessoas com sintomas de síndrome gripal e que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pelo órgão.
Profissionais de todas as unidades básicas de saúde se reuniram na manhã desta sexta-feira (8) para uma capacitação sobre a aplicação dos testes rápidos. Ao todo, 760 testes rápidos foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde ao município.
Vale ressaltar que os exames serão realizados exclusivamente nos casos elencados pelo Ministério da Saúde e que apresentarem os sintomas de síndrome respiratória, como febre, tosse, dor de garganta, coriza e dificuldade para respirar.
A aplicação se dará apenas em profissionais de saúde em atividade; profissionais de segurança pública em atividade; pessoa com diagnóstico de síndrome gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade.
Os testes ainda serão feitos em pessoas com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência de idosos; pessoas com 60 anos ou mais, portadores de comorbidades de risco para complicação de Covid-19 e demais pessoas sintomáticas com idade igual ou superior a 60 anos.
Segundo explicou o secretário de Saúde, Wilson Carlos Braz, o paciente que apresentar os sintomas passará por avaliação médica na unidade básica de saúde ou no Pronto-Socorro. “O caso será notificado oficialmente e o teste será realizado após o oitavo dia de início dos sintomas em pessoas sintomáticas que receberam diagnóstico de síndrome gripal, conforme o protocolo do Ministério da Saúde”, destacou.
TESTES
Até o momento foram disponibilizados 760 testes rápidos ao município. A previsão é que outras duas remessas de exames sejam enviadas pelo Ministério da Saúde. O Teste Rápido deve ser utilizado para detecção de anticorpos IgM/IgG contra o vírus SARS-CoV-2.
Segundo o Ministério da Saúde, o teste foi analisado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fiocruz, e obteve parecer satisfatório: apresenta 86% de sensibilidade e 99% de especificidade, se aplicado da maneira e no prazo correto.
O enfermeiro do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, explicou que o teste detecta a presença de anticorpos IgM/IgG. “O objetivo é testar a população para verificar quem já contraiu a doença, avaliando a presença de anticorpos contra a Covid-19”, afirmou.